Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9ZMG5
Tipo: | Tese de Doutorado |
Título: | Da inter-relação entre fotodocumentário e fotomontagem: a experiência de Pedro Meyer em Truths & fictions |
Autor(es): | Ana Carolina Lima Santos |
Primeiro Orientador: | Cesar Geraldo Guimaraes |
Primeiro Coorientador: | Anna Karina Castanheira Bartolomeu |
Primeiro membro da banca : | André Guimarães Brasil |
Segundo membro da banca: | Adolfo Enrique Cifuentes Porras |
Terceiro membro da banca: | Mauricio Lissovsky |
Quarto membro da banca: | José Benjamim Picado Sousa e Silva |
Resumo: | Em 1995, o fotógrafo mexicano Pedro Meyer lançou o projeto Truths & fictions: a journey from documentary to digital photography, no qual, ao aliar o registro fotográfico às manipulações digitais, criou imagens que alteravam os elementos do mundo e lhes concediam outra configuração, sem abandonar sua alusão à realidade social dos universos retratados (os Estados Unidos e o México). Ao promover a interpenetração entre fotodocumentário e fotomontagem, a obra de Meyer questionou a maneira com que a fotografia vinha sendo historicamente convocada para representar o real. Esta tese se propõe a discutir o modo como o trabalho do fotógrafo se integrou ao campo do documentário, contribuindo para remodela-lo. Para isso, duas estratégias metodológicas são utilizadas: a revisão bibliográfica, com o propósito delimitar os pontos principais das teorias e dos conceitos sobre os quais a obra está sedimentado; e a pesquisa direta, com a análise do corpus constituído das fotografias publicadas no livro Truths & fictions, a fim de observar como os contornos teóricos antes demarcados estão aí postos a funcionar. Por meio delas, elabora-se um percurso histórico, conceitual e analítico capaz de identificar as particularidades desse trabalho, em especial no que diz respeito a sua natureza documental, reconfigurada pelo procedimento da montagem. |
Abstract: | En 1995, el fotógrafo mexicano Pedro Meyer presentó un proyecto, titulado Truths & fictions: a journey from documentary to digital photography, en que, combinando el registro fotográfico a manipulaciones digitales, creó imágenes que tomaron elementos del mundo con el fin de cambiarlos y conformarlos de otra forma, aunque concerniente a las realidades sociales retratadas (de los Estados Unidos de América y México). De esa manera, la obra de Meyer he promovido la interpenetración entre el fotodocumental y el fotomontaje y, a través de esa articulación, he sugerido una reflexión sobre cómo la fotografía estaba siendo utilizada históricamente en la condición de una representación del real. Esta tesis intenta examinar cómo el trabajo del fotógrafo integró el campo del documental, contribuyendo a remodelarlo. Para eso, son utilizados dos estrategias metodológicas: la revisión bibliográfica, con el objetivo de delimitar los puntos principales de las teórias y conceptos sobre los cuales el proyecto está arraigado; y la investigación directa, con el análisis del corpus compuesto de las fotografías publicadas en el libro Truths & fictions, en orden de observar cómo los contornos teóricos antes demarcados están ahí presentes. Así, un marco histórico, conceptual y analítico capaz de identificar las particularidades de esa obra es elaborado, especialmente con respecto a su naturaleza documental, reconfigurada por el procedimiento de montaje. |
Assunto: | Meyer, Pedro, 1935- Truths & fictions Fotomontagem Comunicação Fotografia México |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9ZMG5 |
Data do documento: | 10-Jun-2014 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ana_carolina_lima_santos___da_inter_rela__o_entre_fotodocument_rio_e__fotodocument_rio__a_experien.pdf | 8.43 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.