Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AA2H3A
Type: Tese de Doutorado
Title: Formação e inserção profissional do pedagogo: o panorama histórico desta carreira e os egressos do curso de Pedagogia presencial da Faculdade de Educação da UFMG
Authors: Michely de Lima Ferreira Vargas
First Advisor: Maria do Carmo de Lacerda Peixoto
First Referee: Rosemary da Silva Madeira
Second Referee: Maria Rita Neto Sales Oliveira
Third Referee: Santuza Amorim da Silva
metadata.dc.contributor.referee4: Angela Imaculada L de F Dalben
metadata.dc.contributor.referee5: Suzana dos Santos Gomes
Abstract: O curso de Pedagogia, ao longo de sua existência, tem sido alvo de intensos debates que incluem questionamentos sobre o perfil do profissional pedagogo: se especialista em educação, professor ou ambas as opções. O Parecer CFE nº252/69, ao introduzir as habilitações no curso de Pedagogia, possibilitou a melhor definição das atividades desempenhadas pelo pedagogo e uma conexão mais evidente entre formação e atuação profissional. Posteriormente, a emergência de uma concepção democrática da gestão da educação colaborou para a busca por formas mais horizontais de organização das relações entre os educadores. Neste contexto, o pedagogo foi criticado devido à concepção de que sua atuação na supervisão e inspeção oporia pedagogos como formuladores e professores como executores. Esta conjuntura colaborou para a intensificação das críticas às habilitações, tendo prevalecido o entendimento de que este modelo compartimentalizou excessivamente a formação e a atuação do pedagogo. Por sua vez, na década de 1980 ganhou corpo a defesa por parte da ANFOPE de que a base da formação de todo educador deveria ser a docência. Essa posição não era consensual, uma vez que tanto entre pesquisadores quanto em entidades e instituições formadoras era possível encontrar outras concepções, a exemplo da noção de que a formação do pedagogo deveria ser mais abrangente do que o preparo para a docência. O Parecer CFE nº 252/69 vigorou até 2006, quando após longo período de discussão, as DCNP definiram que a docência em conexão com a gestão e a pesquisa é a base da formação em Pedagogia. Considerando o percurso histórico e o contexto atual do curso de Pedagogia, esta tese visa examinar as relações entre a formação e a inserção profissional do egresso do curso presencial da FaE UFMG, graduado entre 2000 e 2011, enfocando suas percepções sobre o fornecimento pelas disciplinas dos fundamentos necessários a prática profissional, as habilitações e/ou formações complementares cursadas, os setores de atuação e a remuneração percebida. O período para análise foi referenciado pela vigência dos principais marcos legais do curso e pelas reformas curriculares recentemente realizadas pela FaE UFMG. Foram conjugados procedimentos quantitativos e qualitativos para obtenção e análise de dados. Este estudo incluiu a análise da literatura sobre as condições de oferta da graduação em Pedagogia após a aprovação das DCNP, em especial pesquisas que enfocaram as matrizes curriculares e o perfil socioeconômico dos licenciandos, assim como estudos com egressos de cursos de Pedagogia em geral e da UFMG em específico. A pesquisa incluiu a aplicação de questionário semiestruturado aos graduados e a realização de entrevistas com alguns dos professores da FaE UFMG que participaram da reforma curricular implementada em 2007. Os resultados evidenciam que a escola permanece como o principal setor de atuação e que a docência, principalmente no ensino fundamental, é predominante, não obstante a emergência de outros campos e atividades, com destaque para a EAD e o ensino superior. Os egressos consideram, de modo geral, que o curso oferece sólida formação teórica, apesar de demandarem melhor conexão entre teoria e prática e de sugerirem a inclusão de conteúdos voltados para as TICS na matriz curricular. A satisfação com a atividade exercida é conciliada com a percepção de desvalorização social da Pedagogia e dos pedagogos, sendo que os egressos consideram que o pedagogo merece melhores salários e melhores condições de trabalho.
Abstract: The Pedagogy course, throughout its existence, has been the focus of intense discussions that includes questions about the profile of the pedagogy professional: an education specialist, a teacher, or both. The CFE Opinion nº252/69 introduces the qualifications on the Pedagogy Course, that enabled a better definition of the pedagogue activities and a better link of formation and professional performance. Subsequently, the emergence of a democratic conception of the education management contributed to the search for more horizontal ways of of relations among educators. In this context, the pedagogue was criticized due to the idea that its performance in the supervision and inspection would oppose pedagogues as formulators and teachers as implementers. This situation contributed to the intensification of criticism to qualifications, having overpowered the understanding that this model excessively boxed the formation and the performance of the pedagogue. In the 1980s increased the defense by the ANFOPE that the basis of the formation of every educator should be teaching. This view was not consensual, since both amongst researchers and into entities and educational institutions it was possible to find other views, such as the idea that the formation of the pedagogue should be more broader than the preparation for teaching. The CFE Opinion No 252/69 lasted until 2006, when after a long period of discussion, the DCPN defined that teaching in connection with the management and research is the basis of the formation in pedagogy. Considering the historical background and the current context of the Pedagogy course, this thesis aims to examine the relationship between formation and employability of graduates of the local course of FaE UFMG, from 2000 to 2011, focusing on their perceptions about the provision by the disciplines of the fundamentals needed for the professional practice, qualifications and / or processed through additional formations, sectors of performance and the remuneration. The period of analysis has been referenced by the duration of the main legal marks of the course and the curriculum reforms recently made by FaE UFMG. Have been combined quantitative and qualitative procedures for obtaining and analyzing data. This study embraced the analysis of literature about the offer conditions of the pedagogy graduation after approval of DCPN, especially researches that focused curriculum and the socioeconomic profile of undergraduates and studies involving graduates from courses of Pedagogy, in general and specifically the UFMG courses. The research includes a semi structured questionnaire to the graduates and interviews with some of the FaE UFMG teachers who take part on the curriculum reform implemented in 2007. The results showed that the school remains the main sector of activity and that teaching, especially in elementary school, is prevalent, despite the emergence of other areas and activities, especially for distance learning and higher education. The graduates consider, in general, the course provides solid theoretical formation, although they demand a better connection between theory and practice and suggest the inclusion of content designed for the NICT in curriculum. The satisfaction with the activity performed is harmonized with the perception of social devaluation of Pedagogy and the pedagogues. The graduates consider that the pedagogue deserves better earnings and better working conditions.
Subject: Educação
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AA2H3A
Issue Date: 29-Feb-2016
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_michely_de_lima_ferreira_vargas_29_03_16.pdf3.26 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.