Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AA2HQH
Type: Tese de Doutorado
Title: Curso de Pedagogia UAB-Unimontes: caderno didático em foco
Authors: Maria Auxiliadora Amaral Silveira Gomes
First Advisor: Maria Zelia Versiani Machado
First Referee: Gilcinei Teodoro Carvalho
Second Referee: Juliane Correa
Third Referee: Telma Borges da Silva
metadata.dc.contributor.referee4: Gláucia Maria dos Santos Borges
Abstract: Análise de caderno didático como um gênero textual, em uso no contexto de Educação a Distância EaD, do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Montes Claros UNIMONTES, ofertado através do Sistema Universidade Aberta do Brasil UAB. O objetivo desta pesquisa foi analisar o material didático denominado cadernos didáticos produzido para a docência em uma disciplina do curso de Pedagogia no contexto de EaD UAB/Unimontes, buscando compreender as implicações da proposta didática em uso. Optou-se por uma abordagem metodológica qualitativa que possibilitasse uma reflexão crítica sobre o material didático em uso e que viabilizasse melhor compreensão do processo e do contexto educacional no qual o material estava inserido. O referencial metodológico pautou-se nas diretrizes da pesquisa qualitativa, contando com elementos da Análise do Discurso para a organização e análise dos dados, subsidiando reflexão e compreensão crítica dos materiais no contexto de ensino e aprendizagem investigado. Além da pesquisa bibliográfica e documental, utilizou-se a observação direta em momento presencial da disciplina; e para investigar as impressões dos acadêmicos, utilizou-se da aplicação de questionários. Para aprofundamento sobre essa modalidade de ensino, inicialmente contextualizou-se a EaD no Brasil e fez-se um histórico da criação do Sistema Universidade Aberta do Brasil UAB como consolidação de política pública para a expansão da educação superior no país. Em uma segunda etapa, foram destacadas as tecnologias utilizadas em cursos de graduação na modalidade EaD, ressaltando a principal delas utilizada nos cursos ministrados pela UAB/Unimontes, qual seja, o caderno didático objeto desta pesquisa, bem como o processo de produção desse material pelos professores conteudistas e sua utilização pelos(as) alunos(as) e professores(as) formadores(as). Finalmente, o caderno didático produzido para a disciplina Atividade Física, Recreação e Jogos foi analisado em duas perspectivas. A primeira destacou os seguintes itens: os Referenciais de qualidade para educação superior a distância; o Projeto Político-Pedagógico do curso de Pedagogia a distância da Unimontes; as Diretrizes para elaboração do material didático da UAB/Unimontes; o Guia do Acadêmico e o capítulo Introdução à educação a distância, do Caderno didático I do 1º período de Pedagogia. A segunda focalizou a configuração da linguagem do caderno didático selecionado, com vistas a avaliar a capacidade de mediação desse caderno, o que permitiu interpretar a efetividade do uso desse material para o desenvolvimento da disciplina, momento subsidiado pelas falas dos(as) acadêmicos(as) em resposta a questões apresentadas em questionário aplicado no encontro presencial, durante a regência da respectiva disciplina. O estudo desse contexto específico contribuiu para melhor entendimento da produção e utilização de materiais didáticos para a EaD, especialmente os impressos, que se constituem como um gênero textual mediacional, perspectiva de análise adotada neste trabalho. Os resultados desta pesquisa oferecem contribuições para a prática pedagógica nos cursos ministrados a distância, para a produção de materiais para a EaD e pode também oferecer contribuições para os estudos de gênero textual.
Abstract: Analysis of instructional materials in use in the context of Distance Education - Distance Education of the Pedagogy Course at the State University of Montes Claros - Unimontes, offered through the Open University System of Brazil - UAB. This research aims to analyze the instructional materials named teaching material produced to teach two subjects in the Pedagogy course in the context of distance education - UAB/Unimontes, seeking to understand the implications of the didactic proposal in use. We chose a qualitative methodological approach that enables a critical reflection on the teaching material in use and which facilitates a greater understanding of the process and the educational context in which this material is part of. The Theory of Content analysis and the theory of discourse analysis support the analyses, supporting reflection and critical understanding of the material in the context of teaching and learning investigated. Besides the bibliographic and document research, we use direct observation of classroom time of the subject; analysis of forums and chats of the subjects in the Virtual Learning Environment - VLE, where subjects are virtually developed; questionnaires and interviews with students that will be conducted to a group of students to clarify some of the highlighted issues of the answers collected in the questionnaires which require further explanation. For a deeper understanding of this teaching modality, distance education in Brazil is initially contextualized with the history of the Open University System creation in Brazil UAB and as consolidation of public policy for the expansion of higher education in Brazil. In a second phase, we highlight the technological tools used in undergraduate courses in the distance education modality, highlighting the main tool used in courses taught by UAB / Unimontes, which is the teaching material, the object of this research as well as the process of production of this material by content professors and its use by the students and university teacher educators. And finally, we analyze the teaching material produced for two chosen subjects: Company Pedagogy and Physical Activity, Recreation and Games, evaluating: their structure (according to guidelines developed by UAB / Unimontes to produce this material); the effectiveness of this material in the development of the subject based on the students speech and the observation of the classroom meetings and records of forums and chats, during the subjects teaching and, finally, by students interviews to understand issues related to training in distance learning modality. It is expected that the specific context of this study may contribute to greater understanding of the production and use of teaching material for distance education and that the research results provide a contribution to the pedagogical practice in distance education courses.
Subject: Educação
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AA2HQH
Issue Date: 29-Oct-2015
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_doutorado_maria_auxiliadora_amaral_silveira_gomes___2015.pdf6.02 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.