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Tipo: Tese de Doutorado
Título: Construção de uma escala para avaliação de prejuízos em adultos com o transtorno de déficit de atenção/hiperatividade
Autor(es): Ana Paula Assis de Oliveira
primer Tutor: Elizabeth do Nascimento
primer miembro del tribunal : Leandro Fernandes Malloy Diniz
Segundo miembro del tribunal: Joao Vinicius Salgado
Tercer miembro del tribunal: Mario Rodrigues Louza Neto
Cuarto miembro del tribunal: Acacia Aparecida Angeli dos Santos
Resumen: O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade é um dos transtornos psiquiátricos mais bem estudados, sendo definido como um transtorno do neurodesenvolvimento que apresenta como característica fundamental um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade que impacta o funcionamento ou desenvolvimento. Considerando esse último aspecto da definição, ou seja, o prejuízo funcional, tem-se que ele se constitui em um dos critérios exigidos para o estabelecimento do diagnóstico de vários transtornos mentais e pode ser entendido como o grau de dificuldade vivenciado pela pessoa na interação com os seus contextos de desenvolvimento e suas consequências adversas. No entanto, são poucos os instrumentos que permitem avaliá-los de forma rigorosa e quantitativa. O presente estudo teve por objetivos construir uma escala de autorrelato para avaliar especificamente os prejuízos que adultos com o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade vivenciam em áreas importantes da vida e levantar evidências de validade. A escala foi intitulada Functional Impairment Scale (FIS-TDAH) e estruturada em duas partes. A primeira explorando de forma mais específica dificuldades que os adultos costumam vivenciar em vários domínios do seu funcionamento e a segunda parte investigando a percepção geral que o respondente tem sobre os domínios explorados. Em sua versão final, a FIS-TDAH ficou composta por 75 itens. O seu processo de desenvolvimento foi constituído de sete etapas, a saber: definição constitutiva de prejuízo e seleção das áreas por meio de revisão teórica/especialistas, entrevista com a população meta, construção de itens/instrumento, análise de juízes, análise semântica, aplicação da FIS-TDAH e análise psicométrica. Participaram da pesquisa 1589 adultos com e sem a condição de interesse, de ambos os sexos, com diferentes níveis de escolaridade, residentes em diversas regiões brasileiras, com idade entre 18 e 76 anos. Os dados foram submetidos à análise fatorial confirmatória, com base num modelo hipotético hierárquico e de nove fatores derivados da análise fatorial exploratória. As análises indicaram a adequação dos dois modelos, com índices de qualidade de ajuste muito próximos, fornecendo indícios empíricos da adequação do modelo concebido para a escala. A consistência interna apresentou alto grau de precisão (0,97 conjunto total; 0,78-0,92 por área). A média do escore bruto apresentou diferença significativa entre o grupo clínico e o grupo controle em todas as 9 áreas avaliadas de forma específica e de forma geral nas duas partes da escala. Com base nesses resultados, podem-se considerar como satisfatórias as propriedades psicométricas do novo instrumento. Dessa forma, conclui-se que a FIS-TDAH atende a sua proposta de avaliar os prejuízos em adultos com o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade, mostrando-se útil para os contextos de clínica e de pesquisa.
Abstract: The attention-deficit/hyperactivity disorder is one of the most well studied psychiatric disorders being defined as a neurodevelopment disorder that presents as a fundamental characteristic, persistent pattern of inattention and/or hyperactivity which impacts the functioning and development. Considering this definition last aspect, ie, the functional impairment, it constitutes one of the required criteria for the diagnosis establishing of several mental disorders and can be understood as the difficulty degree in interaction, experienced by people, with their development contexts and its adverse consequences. However, there are few instruments to assess them rigorously and quantitatively. This study aimed to build a self-report scale to specifically assessing the impairments that adults with attention-deficit/hyperactivity disorder experience in important life areas and collect validity evidence. The scale was entitled Functional Impairment Scale (FIS-ADHD), structured in two parts. The first exploring more specifically difficulties that adults often experience in several areas of functioning and the second part investigating the general perception that the respondent has on the exploited areas. In its final version, the FIS-ADHD was composed of 75 items. Their development process was consisted of seven stages, namely: constitutive definition of impairment and selection of areas through theoretical review/experts, interview with the target population, construction of items / instrument, analysis of judges, semantic analysis, application of FIS-ADHD and psychometric analysis. Participants were 1589 adults with and without the condition of interest, of both sexes, with different levels of education, living in different regions of Brazil, aged between 18 and 76 years. The data were submitted to confirmatory factor analysis, based on a hierarchical hypothetical model and nine factors derived from the exploratory factor analysis. The analysis indicated the appropriateness of both models, with adjustment quality scores very close, providing empirical evidence of the appropriateness of the model designed for the scale.The internal consistency has a high degree of reliability (0.97 total set; 0.78 to 0.92 per area). The mean of raw score showed a significant difference between the clinical group and the control group in all nine assessed areas specifically and in general in both parts of scale. Based on these results, it can be considered as satisfactory the psychometric properties of the new instrument. Thus, it is concluded that the FIS-ADHD attends its proposal to assess the impairments in adults with attention-deficit/hyperactivity disorder and proved to be useful to the clinical and research contexts.
Asunto: Distúrbio da falta de atenção com hiperatividade
Psicometria
Psicologia
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AA5FRL
Fecha del documento: 5-feb-2016
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