Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AA5FRL
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Elizabeth do Nascimentopt_BR
dc.contributor.referee1Leandro Fernandes Malloy Dinizpt_BR
dc.contributor.referee2Joao Vinicius Salgadopt_BR
dc.contributor.referee3Mario Rodrigues Louza Netopt_BR
dc.contributor.referee4Acacia Aparecida Angeli dos Santospt_BR
dc.creatorAna Paula Assis de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T17:25:05Z-
dc.date.available2019-08-10T17:25:05Z-
dc.date.issued2016-02-05pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-AA5FRL-
dc.description.abstractThe attention-deficit/hyperactivity disorder is one of the most well studied psychiatric disorders being defined as a neurodevelopment disorder that presents as a fundamental characteristic, persistent pattern of inattention and/or hyperactivity which impacts the functioning and development. Considering this definition last aspect, ie, the functional impairment, it constitutes one of the required criteria for the diagnosis establishing of several mental disorders and can be understood as the difficulty degree in interaction, experienced by people, with their development contexts and its adverse consequences. However, there are few instruments to assess them rigorously and quantitatively. This study aimed to build a self-report scale to specifically assessing the impairments that adults with attention-deficit/hyperactivity disorder experience in important life areas and collect validity evidence. The scale was entitled Functional Impairment Scale (FIS-ADHD), structured in two parts. The first exploring more specifically difficulties that adults often experience in several areas of functioning and the second part investigating the general perception that the respondent has on the exploited areas. In its final version, the FIS-ADHD was composed of 75 items. Their development process was consisted of seven stages, namely: constitutive definition of impairment and selection of areas through theoretical review/experts, interview with the target population, construction of items / instrument, analysis of judges, semantic analysis, application of FIS-ADHD and psychometric analysis. Participants were 1589 adults with and without the condition of interest, of both sexes, with different levels of education, living in different regions of Brazil, aged between 18 and 76 years. The data were submitted to confirmatory factor analysis, based on a hierarchical hypothetical model and nine factors derived from the exploratory factor analysis. The analysis indicated the appropriateness of both models, with adjustment quality scores very close, providing empirical evidence of the appropriateness of the model designed for the scale.The internal consistency has a high degree of reliability (0.97 total set; 0.78 to 0.92 per area). The mean of raw score showed a significant difference between the clinical group and the control group in all nine assessed areas specifically and in general in both parts of scale. Based on these results, it can be considered as satisfactory the psychometric properties of the new instrument. Thus, it is concluded that the FIS-ADHD attends its proposal to assess the impairments in adults with attention-deficit/hyperactivity disorder and proved to be useful to the clinical and research contexts.pt_BR
dc.description.resumoO Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade é um dos transtornos psiquiátricos mais bem estudados, sendo definido como um transtorno do neurodesenvolvimento que apresenta como característica fundamental um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade que impacta o funcionamento ou desenvolvimento. Considerando esse último aspecto da definição, ou seja, o prejuízo funcional, tem-se que ele se constitui em um dos critérios exigidos para o estabelecimento do diagnóstico de vários transtornos mentais e pode ser entendido como o grau de dificuldade vivenciado pela pessoa na interação com os seus contextos de desenvolvimento e suas consequências adversas. No entanto, são poucos os instrumentos que permitem avaliá-los de forma rigorosa e quantitativa. O presente estudo teve por objetivos construir uma escala de autorrelato para avaliar especificamente os prejuízos que adultos com o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade vivenciam em áreas importantes da vida e levantar evidências de validade. A escala foi intitulada Functional Impairment Scale (FIS-TDAH) e estruturada em duas partes. A primeira explorando de forma mais específica dificuldades que os adultos costumam vivenciar em vários domínios do seu funcionamento e a segunda parte investigando a percepção geral que o respondente tem sobre os domínios explorados. Em sua versão final, a FIS-TDAH ficou composta por 75 itens. O seu processo de desenvolvimento foi constituído de sete etapas, a saber: definição constitutiva de prejuízo e seleção das áreas por meio de revisão teórica/especialistas, entrevista com a população meta, construção de itens/instrumento, análise de juízes, análise semântica, aplicação da FIS-TDAH e análise psicométrica. Participaram da pesquisa 1589 adultos com e sem a condição de interesse, de ambos os sexos, com diferentes níveis de escolaridade, residentes em diversas regiões brasileiras, com idade entre 18 e 76 anos. Os dados foram submetidos à análise fatorial confirmatória, com base num modelo hipotético hierárquico e de nove fatores derivados da análise fatorial exploratória. As análises indicaram a adequação dos dois modelos, com índices de qualidade de ajuste muito próximos, fornecendo indícios empíricos da adequação do modelo concebido para a escala. A consistência interna apresentou alto grau de precisão (0,97 conjunto total; 0,78-0,92 por área). A média do escore bruto apresentou diferença significativa entre o grupo clínico e o grupo controle em todas as 9 áreas avaliadas de forma específica e de forma geral nas duas partes da escala. Com base nesses resultados, podem-se considerar como satisfatórias as propriedades psicométricas do novo instrumento. Dessa forma, conclui-se que a FIS-TDAH atende a sua proposta de avaliar os prejuízos em adultos com o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade, mostrando-se útil para os contextos de clínica e de pesquisa.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTDAHpt_BR
dc.subjectAdultospt_BR
dc.subjectPsicometriapt_BR
dc.subjectPerfil de impacto da doençapt_BR
dc.subjectAnálise fatorial confirmatóriapt_BR
dc.subjectEscalaspt_BR
dc.subject.otherDistúrbio da falta de atenção com hiperatividadept_BR
dc.subject.otherPsicometriapt_BR
dc.subject.otherPsicologiapt_BR
dc.titleConstrução de uma escala para avaliação de prejuízos em adultos com o transtorno de déficit de atenção/hiperatividadept_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_ana_paula_assis_de_oliveira.pdf1.76 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.