Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AA9NPC
Tipo: | Dissertação de Mestrado |
Título: | Subir Bahia: uma rua na encruzilhada da memória patrimonial e de novas escritas urbanas |
Autor(es): | Joao Marcos Veiga de Oliveira |
Primeiro Orientador: | Regina Helena Alves da Silva |
Primeiro membro da banca : | Juliana Gonzaga Jayme |
Segundo membro da banca: | Luiz Henrique Assis Garcia |
Resumo: | Esta dissertação busca investigar a produção do espaço na Rua da Bahia, na cidade de Belo Horizonte. Como recorte temporal foram escolhidos momentos significativos de delimitação de uma singularidade de tal via e disputas por sua representação. A partir da análise crítica de relatórios e diagnósticos do poder público, assim como da literatura e da imprensa, a pesquisa analisou a formação da centralidade social e afetiva de tal rua entre a inauguração da capital mineira e a década de 1930. Sempre à luz do contexto local e global das questões ligadas ao patrimônio e identificando controvérsias e retomadas, o estudo evidenciou num segundo momento como a partir da década de 1990 evocaram-se ideias específicas de tradição e identidade em projetos para tal lugar, como o Eixo Cultural Rua da Bahia Viva e a Rua da Bahia 24 horas, legitimando propostas de intervenções urbanísticas e de estímulo a essa memória projetada no espaço público, a exemplo de monumentos e estátuas. Num terceiro momento, a partir de pesquisa de campo, buscou-se mostrar como, para além do olhar concebido dos projetos urbanísticos, o urbano é atravessado por diferentes identidades, centralidades e temporalidades, o que se abre em apropriações e contra-usos dos lugares sociais que se conformam na Rua da Bahia contemporânea. |
Abstract: | This dissertation aims at investigating the space at Rua da Bahia, in the city of Belo Horizonte. as time frame, significant moments of delimitation and uniqueness of such street, and disputes over its representation were chosen. By the critical analysis of reports and diagnoses of the public authorities, as well as from literature and the press, this research hasanalyzed the formation of social and affective centralization of such street timed between the inauguration of the capital of Minas and the 1930s. Always under the scope of the local and global context of the issues linked to patrimony, and identifying controversies and resumptions, the study highlighted, in a second moment, how since the 1990s specific ideas of tradition and identity have been evoked on projects for such place, such as the cultural axis live Rua da Bahia and Rua da Bahia 24 hours, legitimating proposals of urbanistic intervention and the stimulation of that memory projected into the public space, throughmonuments and statues. In a third moment, through field research, it intended to show how, beyond the conceived look of urbanistic projects, urbanity is hybridized by different identities, centralities and temporalities, which result in appropriations and counter-uses of the social sites that conform the contemporary Rua da Bahia. |
Assunto: | Belo Horizonte História Rua da Bahia (Belo Horizonte, MG) História História Patrimônio |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AA9NPC |
Data do documento: | 16-Out-2015 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
disserta__o_subir_bahia_jo_o_marcos_veiga_2015.pdf | 22.35 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.