Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AAPGNH
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: A exposição como experiência pedagógica de sentidos
Autor(es): Giovanna Antônia Vichiato Lima
Primeiro Orientador: Bernardo Jefferson de Oliveira
Primeiro membro da banca : Lana Mara de Castro Siman
Segundo membro da banca: Betania Goncalves Figueiredo
Resumo: Esta pesquisa aborda algumas práticas educativas dos museus e propõe o uso de algumas de suas técnicas para elaboração de exposições no espaço escolar. Na parte teórica, buscamos o diálogo com autores que tratam do desenvolvimento da sensibilidade e da valorização da experiência no processo de ensino aprendizagem, bem como o incentivo ao resgate de objetos materiais representantes da cultura, memória e identidade para o trabalho pedagógico. O produto proposto a partir de nossa investigação é um guia para auxiliar o professor da educação básica na elaboração de exposições no espaço escolar que proporcionem experiências estéticas com sugestões de temáticas variadas. Esse guia, que é contextualizado no 2º capitulo e apresentado no 3º capitulo, está disponibilizado através de um site na internet. Seu uso, bem como a discussão sobre seu potencial e limitações são tratados no capitulo final desta dissertação.
Abstract: This research addresses some educational practices of museums and proposes the use of some of their techniques for the preparation of exhibitions at school. In the theoretical part we seek dialogue with authors who deal with sensibility development and appreciation of the use of experience in the teaching-learning and encouraging the rescue of material objects representatives of culture, memory and identifify for the pedagogical work. The resulting product of our research is a guide to help k-12 teachers to develop exhibitions at school, providing aestheticexperiences with varied thematic suggestions. This guide, which is contextualized in the 2nd and presented in the 3rd chapter, will be made available on a website. Its potential use and limitations are discussedin the final chapter of this dissertation.
Assunto: Ensino audiovisual
Museus e escolas
Educação
Exposições Aspectos educacionais
Ensino Meios auxiliares
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AAPGNH
Data do documento: 11-Fev-2016
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
disserta__o_giovanna_vers_o_final.pdf8.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.