Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AAPGNH
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Bernardo Jefferson de Oliveirapt_BR
dc.contributor.referee1Lana Mara de Castro Simanpt_BR
dc.contributor.referee2Betania Goncalves Figueiredopt_BR
dc.creatorGiovanna Antônia Vichiato Limapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T23:14:22Z-
dc.date.available2019-08-13T23:14:22Z-
dc.date.issued2016-02-11pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-AAPGNH-
dc.description.abstractThis research addresses some educational practices of museums and proposes the use of some of their techniques for the preparation of exhibitions at school. In the theoretical part we seek dialogue with authors who deal with sensibility development and appreciation of the use of experience in the teaching-learning and encouraging the rescue of material objects representatives of culture, memory and identifify for the pedagogical work. The resulting product of our research is a guide to help k-12 teachers to develop exhibitions at school, providing aestheticexperiences with varied thematic suggestions. This guide, which is contextualized in the 2nd and presented in the 3rd chapter, will be made available on a website. Its potential use and limitations are discussedin the final chapter of this dissertation.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa aborda algumas práticas educativas dos museus e propõe o uso de algumas de suas técnicas para elaboração de exposições no espaço escolar. Na parte teórica, buscamos o diálogo com autores que tratam do desenvolvimento da sensibilidade e da valorização da experiência no processo de ensino aprendizagem, bem como o incentivo ao resgate de objetos materiais representantes da cultura, memória e identidade para o trabalho pedagógico. O produto proposto a partir de nossa investigação é um guia para auxiliar o professor da educação básica na elaboração de exposições no espaço escolar que proporcionem experiências estéticas com sugestões de temáticas variadas. Esse guia, que é contextualizado no 2º capitulo e apresentado no 3º capitulo, está disponibilizado através de um site na internet. Seu uso, bem como a discussão sobre seu potencial e limitações são tratados no capitulo final desta dissertação.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectExperiências educativaspt_BR
dc.subjectEducação e sensibilidadept_BR
dc.subjectExposição escolarpt_BR
dc.subjectObjetos na escolapt_BR
dc.subject.otherEnsino audiovisualpt_BR
dc.subject.otherMuseus e escolaspt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherExposições Aspectos educacionaispt_BR
dc.subject.otherEnsino Meios auxiliarespt_BR
dc.titleA exposição como experiência pedagógica de sentidospt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_giovanna_vers_o_final.pdf8.11 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.