Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AAQEU6
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Alfabetização e letramento na educação infantil: um estudo de caso em uma instituição de educação infantil no município de Lagoa Santa
Authors: Elizabeth Vieira Rodrigues de Sousa
First Advisor: Monica Correia Baptista
First Referee: Sara Mourao Monteiro
Second Referee: Ademilson de Sousa Soares
Abstract: Este trabalho tem como objetivo compreender como a proposta do projeto ALFALETRAR é desenvolvida em uma instituição de Educação Infantil do município de Lagoa Santa, pertencente à Região Metropolitana de Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais, Brasil. O Projeto ALFALETRAR é uma ação de formação que se desenvolve há oito anos e atinge todos os professores da rede municipal daquele município e aborda a temática da alfabetização e do letramento. O estudo desenvolveu-se a partir de um ponto de vista dos sujeitos por meio de uma abordagem metodológica qualitativa sócio-histórica, na modalidade estudo de caso. Fundamenta-se nos princípios teóricos de Lev Vigotski e de outros autores que abordam alfabetização, letramento e Educação Infantil (Baptista:2010; Ferreiro:1985; Soares:2009; Kramer:2006). A experiência vivida com o desenvolvimento desta pesquisa nos permitiu concluir que a professora regente responsável pela turma na qual realizamos as observações legitimava o projeto; havia algumas incoerências entre as práticas pedagógicas da professora, seu discurso e as concepções expressas pelo projeto; o Projeto Alfaletrar se compromete com a garantia do direito das crianças de aprender a ler e a escrever; a leitura e a escrita na Educação Infantil tornam-se significativas quando concebidas como práticas sociais; há necessidade de refletir sobre a importância de planejar, sistematizar, registrar, avaliar, mas também de pensar uma organização na Educação Infantil na perspectiva da criança.
Abstract: This study aims to understand how the proposed ALFALETRAR project is developed in a Child Education institution in the county of Lagoa Santa, in the Metropolitan area of Belo Horizonte, in Minas Gerais, Brazil. The ALFALETRAR Project is an action of training that develops eight years ago and reaches all teachers in the county and that addresses the issue of literacy and literacy. The study was developed from a point of view of the subject by means of a socio-historical qualitative approach, the study mode case. It is based on the theoretical principles of Lev Vygotsky, and other authors that study literacy and early childhood education (Baptista: 2010; Ferreiro: 1985; Soares: 2009; Kramer: 2006). The experience with the development of this research allowed us to conclude that: the regent teacher responsible for the class in which conducted the observations legitimized the project; there were some inconsistencies between the practices of teacher, his speech and the views expressed by the project; Alfaletrar the Project is committed to ensuring the right of children to learn to read and write; reading and writing in kindergarten become significant when conceived as social practices; no need to reflect on the importance of planning, organize, record, evaluate, but also think of an organization in kindergarten the child's perspective.
Subject: Educação pre-escolar
Professores alfabetizadores Formação
Educação
Letramento
Alfabetização
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AAQEU6
Issue Date: 29-Feb-2016
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_vers_o_final_.pdf2.06 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.