Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AB6EQP
Type: Tese de Doutorado
Title: Sob o risco do gênero: clausuras, rasuras e afetos de um cinema com mulheres
Authors: Carla Ludmila Maia Martins
First Advisor: André Guimarães Brasil
First Co-advisor: Ana Lopez
First Referee: Alessandra Soares Brandão
Second Referee: Amaranta Emília Cesar dos Santos
Third Referee: Claudia Cardoso Mesquita
Abstract: A tese relaciona alguns filmes realizados por mulheres em análises descritivas e comparativas, buscando contribuir para a fortuna crítica acerca do documentário brasileiro contemporâneo e retomando algumas formulações teóricas do pensamento feminista. Os filmes selecionados, além da autoria feminina, têm em comum o encontro com outras mulheres diante da câmera, enquanto instância de invenção einvestigação. Partimos desta generalidade para analisar como cada um,especificamente, encena as relações por meio de recursos e estratégias distintas. O gênero é convocado como um risco, no duplo sentido do termo: como perigo, é o que pode levar à clausura, à determinações estanques, minando a produção de diferenças por procedimentos de identificação; como traço, é o que marca e rasura sua própria definição, convocando a alteridade. Daí a necessidade de pensar um cinema com mulheres em lugar de um cinema de mulher: ao focar na dimensão relacional das obras, tanto no que diz respeito a sujeitos que filmam e que são filmados, tanto no que concerne a relações entre filme e espectador, o que buscamos é menos indicar categorizações do que atentar para os espaços de partilha criados por cada obra. É preciso ressaltar que o pensamento sobre as mulheres funda um campo agonístico, sem repouso em definições e certezas, em permanente disputa. O objetivo desta tese é, finalmente, observar como os filmes realizados em companhia delas participam dessa disputa, seja por elencar proximidades, seja por evidenciar impasses e, finalmente, refletir criticamente sobre as potências estéticas, éticas e políticas que um cinema marcado por perspectivas femininas pode agenciar.
Abstract: The thesis addresses some films made by women through descriptive and comparative analyses, seeking to contribute to contemporary Brazilian documentarys critical fortune and resuming some theoretical formulations of feminist thought. The selected films, besides female authors, have in common the encounter with other women before the camera, as instance of invention and research. We part from such generality towards a more specific approach, analysing how each one enacts its relations through different features and strategies. Gender is considered a risk, in both senses of the term: as danger it is what can lead to enclosures, fixed determinations, undermining the production of differences by procedures of identification, as trace, it is what marks and erasure its own definition, evoking the thought about otherness. Thence the need of thinking film with women rather than Womans film: focusing on relational aspects of each work, both regarding the relations between directors and characters and between film and viewer, we aim to indicate not categorizations but distribution spaces created by each work. It is important to bear in mind that Women Studies field is agonistic, it doesnt rest in definitions and certainties, it is in constant dispute. The objective of this thesis is finally observe how films with women take partof this dispute, either by listing vicinities, either by showing impasses, and critically reflect on the aesthetic, ethical and political potentialities that a cinema marked by women's perspectives can bring into action.
Subject: Mulheres
Documentário (Cinema)
Comunicação
Feminismo
Estética
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AB6EQP
Issue Date: 9-Jul-2015
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_carlamaia_2015.pdf4.55 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.