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dc.contributor.advisor1Telma de Souza Birchalpt_BR
dc.contributor.referee1Jose Raimundo Maia Netopt_BR
dc.contributor.referee2Celso Martins Azar Filhopt_BR
dc.creatorMarcelo Fonseca Ribeiro de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T04:08:54Z-
dc.date.available2019-08-12T04:08:54Z-
dc.date.issued2016-05-16pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-AB6Q3E-
dc.description.abstractThis dissertation inquires about an implicit ontology in Montaigne's Essays, considering the skepticism professed by this author. To achieve that, it proposes an interpretation of the main passages where the concept of being appears. For this, its structure was organized in three parts: the being of God, the being of nature and the being of man. In the first part, it analyses the fideism in the second-to-last chapter of the First Book. Fideism is traditionally attributed to the "Apology for Raymond Sebond", thesis which this dissertation also claims. In parallel to the fideism thesis itself, it suggests that there is a kind of ontological commitment that could be derived from the separation between reason and faith. The second part searched the main passages related to the notion of nature, in order to reconstruct a kind of philosophy of nature, where movement and diversity appears as the central notions. At last, in the third part the question of man is presented not without a brief overview on notions like 'appearance' and 'universal', the reality of the individuals and the issue of the subject.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação pergunta por uma possível ontologia implícita nos Ensaios identificando, paralelamente ao ceticismo de Montaigne, suas principais características. Assim, ela busca remontar os principais trechos onde a noção de 'ser' aparece. Para tanto, sua estrutura organizou-se em três eixos, ou partes: o ser de Deus, o ser da natureza e o ser do homem. Na primeira parte, mapeou-se o fideísmo no penúltimo capítulo do Primeiro Livro, posição tradicionalmente atribuída à Apologia, capítulo sobre o qual também nos debruçamos. Subjacente à tese mesma do fideísmo, esta dissertação propôs que há um direcionamento ontológico a partir da separação entre razão e fé. A segunda parte buscou mapear trechos onde uma filosofia da natureza pudesse ganhar contorno no pensamento de Montaigne. Noções como movimento e diversidade são relevantes para tanto. Por fim, a terceira parte debruçou-se sobre noções fundamentais ('aparência' e 'universal') para se compreender a posição de Montaigne diante das coisas, do conhecimento e dos homens, onde não se deixou de incluir a questão do sujeito.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSerpt_BR
dc.subjectNominalismopt_BR
dc.subjectAntropologiapt_BR
dc.subjectDiversidadept_BR
dc.subjectAparênciapt_BR
dc.subjectFideísmopt_BR
dc.subjectNaturezapt_BR
dc.subjectMovimentopt_BR
dc.subjectsujeitopt_BR
dc.subject.otherOntologiapt_BR
dc.subject.otherParadoxospt_BR
dc.subject.otherMontaigne, Michel de, 1533-1592Ensaiospt_BR
dc.subject.otherFilosofiapt_BR
dc.titleA questão do ser nos Ensaios de Montaignept_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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