Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AB7RBT
Tipo: Tese de Doutorado
Título: A mobilidade da cidade aos pedaços: espaço-tempo-corpo dos deslocamentos em Belo Horizonte
Autor(es): Marcelo Cintra do Amaral
Primeiro Orientador: Heloisa Soares de Moura Costa
Primeiro membro da banca : Geraldo Magela Costa
Segundo membro da banca: Jupira Gomes de Mendonca
Terceiro membro da banca: Leandro Cardoso
Quarto membro da banca: Guilherme de Castro Leiva
Quinto membro da banca: Luis Antônio Lindau
Resumo: Parte-se da abordagem transdisciplinar entre a mobilidade, o urbano e o ambiental, tendo como premissa a constatação da forte relação existente entre os processos econômicos, as políticas urbanas e de mobilidade e os espaços produzidos. Inspirada na obra de HenriLefebvre sobre o urbano, a tese traz duas contribuições teóricas complementares, propostas para realizar a aproximação dos processos socioespaciais da cidade de Belo Horizonte: a utilização da tríade espaço-tempo-corpo para leitura dos processos urbanos relativos àmobilidade, tendo o tempo como dimensão articuladora; e a indissociabilidade entre cidade e mobilidade, seus mecanismos de localização e de mobilidade entre lugares de copresença(interação social). Belo Horizonte é apresentada como um palimpsesto espaço-temporal e observada a partir de seus quarenta Territórios de Gestão Compartilhada, utilizando-se dados do Censo e daPesquisa de Origem e Destino para a composição de mapas, tabelas e gráficos que compõem um Quase Atlas, inserido como apêndice. Além de ser uma contribuição metodológica alinhada à abordagem dialética proposta e trazer pistas para entender processos, olhar a cidade aos pedaços parece ser uma microescala privilegiada que permite uma abordagem transescalar entre o próximo (esses pedaços) e o distante (a cidade e a metrópole). Ao final, constata-se que, desde o urbanismo modernista até os bairros ecológicos propostos na Europa, sempre existiu uma tentativa de busca de melhorar a cidade a partir de pedaçosperfeitos e confirma-se a importância do tempo como dimensão de compreensão, resultante de processos e até como possível política pública.
Abstract: It is the transdisciplinary approach between mobility, urban and environmental, with the premise of the strong link between the economic processes, urban and mobility policies and spaces produced. Inspired by the work of Henri Lefebvre concerning urban, the thesis brings two complementary theoretical contributions, proposed to carry out the approach of the spatio-temporal processes of the city of Belo Horizonte: the use of the triad space-time-body for reading of urban processes relating to mobility, taking time as articulator dimension; andthe inseparability between city and mobility, their location and mobility mechanisms between copresença places (social interaction).Belo Horizonte is presented as a spatio-temporal palimpsest and observed from its 40 Territories Shared management, using census data and the source and target Research for the composition of maps, charts and graphs that make up an Almost Atlas, inserted as Appendix.In addition to being a methodological contribution in line with dialectic approach proposal and bring clues to understand processes, look the city apart seems to be a privileged microscale which allows a transescalar approach between the next (these pieces) and the remote (the city and the Metropolis). In the end, it is noted that since the modernist urbanism to the proposed ecological neighborhoods in Europe, there's always been a search attempt to improve the city from"perfect pieces" and confirmed the importance of the time as a dimension of understanding, resulting from processes and even as possible public policy.
Assunto: Planejamento urbano Belo Horizonte (MG)
Espaço urbano
Políticas públicas
Geografia urbana Belo Horizonte (MG)
Desenvolvimento sustentável
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AB7RBT
Data do documento: 26-Ago-2015
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