Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ABDG5H
Tipo: Tese de Doutorado
Título: A atividade sinfônica em Belo horizonte entre: esperanças e lutas
Autor(es): Gustavo Anibal Napoli Villalba
Primeiro Orientador: Regina Helena Alves da Silva
Primeiro membro da banca : Marcelo Parizzi Marques Fonseca
Segundo membro da banca: Marcos Edson Cardoso Filho
Terceiro membro da banca: Loque Arcanjo Júnior
Quarto membro da banca: Miriam Hermeto de Sa Motta
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar historicamente as origens e consolidação da atividade sinfônica em Belo Horizonte e seus desdobramentos em termos de gestão. A rigor, pretende-se constatar que, junto à visão de modernidade que se denotava com a criação da nova capital e o advento de uma época auspiciosa, a incorporação da atividade sinfônica à cultura mineira foi um modelo entendido pela intelectualidade brasileira como sinônimo de sofisticação e progresso, condizente com a melhoria da cultura no Estado. Observar-se-á especialmente o grau de prestígio atribuído à Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e seu reconhecimento como patrimônio cultural e corpo artístico estável do Palácio das Artes, maior casa de espetáculos do Estado de Minas Gerais. Veremos como o conceito de modernidade aplicado pelas políticas públicas para a cultura foi sendo modificado de acordo com as tendências e as vontades políticas.
Abstract: This study aims to analyze historically the origins and consolidation of symphonic activity in Belo Horizonte and its consequences in terms of management. In fact, we intend to see that, with the modern view that is denoted with the creation of new capital and the advent of an auspicious time, the incorporation of symphonic activity to the mining culture was a model understood by Brazilian intellectuals as synonymous of sophistication and progress, consistent with the improvement of culture in the state. It will be noted especially the degree of prestige attributed to the Symphony Orchestra of Minas Gerais and their recognition as cultural heritage and "stable artistic body of the Palace of Arts, larger home state of Minas Gerais shows. We will see how the concept of modernity applied by public policies for culture was being modified in accordance with the trends and political will.
Assunto: Orquestras sinfônicas e filarmônicas
História
Modernidade
Belo Horizonte (MG)
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ABDG5H
Data do documento: 30-Mai-2016
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese___gustavo_an_bal_n_poli_villalba_pdf.pdf4.24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.