Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ABDG5H
Tipo: | Tese de Doutorado |
Título: | A atividade sinfônica em Belo horizonte entre: esperanças e lutas |
Autor(es): | Gustavo Anibal Napoli Villalba |
Primeiro Orientador: | Regina Helena Alves da Silva |
Primeiro membro da banca : | Marcelo Parizzi Marques Fonseca |
Segundo membro da banca: | Marcos Edson Cardoso Filho |
Terceiro membro da banca: | Loque Arcanjo Júnior |
Quarto membro da banca: | Miriam Hermeto de Sa Motta |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo analisar historicamente as origens e consolidação da atividade sinfônica em Belo Horizonte e seus desdobramentos em termos de gestão. A rigor, pretende-se constatar que, junto à visão de modernidade que se denotava com a criação da nova capital e o advento de uma época auspiciosa, a incorporação da atividade sinfônica à cultura mineira foi um modelo entendido pela intelectualidade brasileira como sinônimo de sofisticação e progresso, condizente com a melhoria da cultura no Estado. Observar-se-á especialmente o grau de prestígio atribuído à Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e seu reconhecimento como patrimônio cultural e corpo artístico estável do Palácio das Artes, maior casa de espetáculos do Estado de Minas Gerais. Veremos como o conceito de modernidade aplicado pelas políticas públicas para a cultura foi sendo modificado de acordo com as tendências e as vontades políticas. |
Abstract: | This study aims to analyze historically the origins and consolidation of symphonic activity in Belo Horizonte and its consequences in terms of management. In fact, we intend to see that, with the modern view that is denoted with the creation of new capital and the advent of an auspicious time, the incorporation of symphonic activity to the mining culture was a model understood by Brazilian intellectuals as synonymous of sophistication and progress, consistent with the improvement of culture in the state. It will be noted especially the degree of prestige attributed to the Symphony Orchestra of Minas Gerais and their recognition as cultural heritage and "stable artistic body of the Palace of Arts, larger home state of Minas Gerais shows. We will see how the concept of modernity applied by public policies for culture was being modified in accordance with the trends and political will. |
Assunto: | Orquestras sinfônicas e filarmônicas História Modernidade Belo Horizonte (MG) |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ABDG5H |
Data do documento: | 30-Mai-2016 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tese___gustavo_an_bal_n_poli_villalba_pdf.pdf | 4.24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.