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http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ABYGVZ
Tipo: | Dissertação de Mestrado |
Título: | Hegel e o fim da arte na letra e no espírito |
Autor(es): | Guilherme Ferreira |
primer Tutor: | Giorgia Cecchinato |
primer miembro del tribunal : | Rodrigo Antonio de Paiva Duarte |
Segundo miembro del tribunal: | Verlaine Freitas |
Tercer miembro del tribunal: | Marco Aurélio Werle |
Resumen: | O presente trabalho investiga a predição de Hegel sobre o tema do fim da arte apresentada nos seus Cursos de estética. A fim de proporcionar uma leitura ampla acerca deste tema, procuramos a partir do conceito de arte destacar os diversos momentos e funções da arte na totalidade do sistema de Hegel. Dentro deste ponto de vista, e seguidas às considerações acerca do conceito de arte, intentamos analisar os pontos de inflexão do tema do fim da arte em relação aos conceitos de arte clássica e arte romântica, a fim de acentuarmos seus sentidos forte e fraco no arcabouço estético de Hegel. Ainda dentro deste ponto de vista, articula-se à arte clássica e romântica a interpretação da dessubstancialização ética da arte. De outro lado, o tema do fim da arte, no sentido forte da letra do texto hegeliano incide na contextualização dos traços prosaicos da cultura moderna, sentido que distende nossa interpretação para a dessubstancialização, desmaterialização e poetização da arte. Sendo assim, a partir do sentido positivo da dissolução da arte procuramos verificar, em geral, o sentido do espírito, da herança do texto estético de Hegel para o fenômeno artístico contemporâneo. |
Abstract: | This dissertation investigates the prediction of Hegel on the theme of "End of Art" presented in their aesthetic courses. In order to provide a broad reading on this subject, try - from concept art - highlight the various moments and art functions in all of the Hegelian system. Immersed in this jurisdiction, and followed the considerations about the concept of art, we try analyze the theme of the inflection points of the end of art in relation to classical art concepts and romantic art in order to accent their strong and weak senses the aesthetic framework of Hegel . In this direction, articulates the classic and romantic interpretation of ethics dessubstantialization art. On the other hand, the theme of the end of art, the strong sense of Hegelian letter focuses on the context of prosaic traits of modern culture, meaning that distends our interpretation for dessubstantialization, dematerialization and art poeticization. Therefore, from the positive sense of the art dissolution sought to verify, in general, the sense of spirit, aesthetic text heritage of Hegel to the contemporary artistic phenomenon. |
Asunto: | Espírito Filosofia alemã Séc XIX Filosofia Hegel, Georg Wilhelm Friedrich, 1770-1831 Arte |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ABYGVZ |
Fecha del documento: | 30-may-2016 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado |
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