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Type: Dissertação de Mestrado
Title: Desenvolvimento e análise de adesivos nanomoficados por nanotubos de carbono
Authors: Elvis Carneiro Monteiro
First Advisor: Antonio Ferreira Avila
First Referee: Rogerio Pinto Ribeiro
Second Referee: Danilo Amaral
Abstract: Este estudo tem por objetivo investigar a influencia da espessura da camada adesiva e da dispersão de nanoestruturas nas propriedades mecânicas das juntas coladas, utilizando adesivo epóxi. Para tal, três concentrações de nanotubos: 0,5%, 1,0% e 2,0% em peso; e três espessuras diferentes: 0,05 mm, 0,15 mm e 0,4 mm foram avaliadas. As propriedades mecânicas foram mensuradas utilizando o ensaio de cisalhamento aparente por tração, tendo como base a norma ASTM D5868. Os resultados mostraram uma significativa alteração nos modos de falha observados nas juntas rompidas. Ao que tudo indica a adição de nanotubos promoveu a criação de uma interface mais resistente, fato evidenciado pelo aumento na intensidade do dano observado nas regiões de falha. A falha migrou de uma forma mista de falha adesiva e LFT para um tipo puramente LFT com alto grau de dano nas fibras dos aderentes, como pode ser observado nos grupos que receberam 1,0% e 2,% de nanotubos de carbono. A redução da espessura influenciou o da capacidadede carga, promovendo um aumento de até 57,12% na resistência final da junta, tal fato já era esperado. No entanto, a adição de nanotubos além de promover um aumento da rigidez do adesivo teve influencia nos modos de falha. As variações nos modos de falha causados pela adição de nanotubos de carbono promoveram um aumento da capacidade de carga de até 11%.
Abstract: This study investigates the influence of the adhesive thickness and the dispersions of nanostruc-tures on mechanical properties of bonded joints using epoxy adhesive. To achieve this goal, three nanotube concentrations: 0.5%, 1.0% and 2.0% by weight; and three different thicknesses: 0.05 mm, 0.15 mm and 0.4 mm were evaluated. The mechanical properties were measured using the apparent shear tensile test, based on ASTM D5868. The results showed a significant changein failure mode observed in the broken joints. Apparently the addition of nanotubes promoted the creation of a stronger interface, as evidenced by the increase in the intensity of the damage observed in the failure regions. Failure migrated from a mixed form of adhesive failure and LFTfor a purely LFT type with high degree of damage on the adhered fibers, as can be seen in the groups that received 1.0% and 2.0% carbon nanotubes. The reduction in thickness influence the load capacity, causing an increase up to 57.12% in final strength of the joint, this fact was already expected. However, the addition of nanotubes promoted an increase on adhesive stiffness and influenced on failure modes. Variations in failure modes caused by the addition of carbonnanotubes promoted an increase in the load capacity up to 11%.
Subject: Engenharia mecânica
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AC3LBU
Issue Date: 31-May-2016
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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