Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ACEDWQ
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: A mobilização para aprender no ensino superior: um olhar sobre a relação com o saber de estudantes de Pedagogia do IV ano face à formação universitária
Autor(es): Albertina Nvidi Simao
Primeiro Orientador: Shirley Aparecida de Miranda
Primeiro membro da banca : José Manuel Sita Gomes
Segundo membro da banca: Rodrigo Ednilson de Jesus
Terceiro membro da banca: Margareth Diniz
Resumo: A presente pesquisa investigou elementos que estão na base da manifestação da relação com o saber de estudantes universitários e, nesse caso de estudantes de Pedagogia do IV ano, no curso de ciências da educação do Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED - Cabinda). Para essa análise partimos de observações realizadas pela pesquisadora e professores ISCED que destacaram estudantes com trajetória bem-sucedida em relação à mobilização para os estudos. Os estudantes identificados na primeira fase foram abordados através de questionário preliminar e seguidamente, foram selecionados para entrevistas não estruturadas. A partir das entrevistas focalizamos a ligação que os estudantes apresentam com a escola, o interesse às atividades desenroladas, as trajetórias e estratégias de estudo adotadas. Após um esforço para análise e compreensão do fenômeno em causa e, com base nas informações cedidas chegamos à conclusão de que a compreensão da manifestação da relação com o saber é composta a partir da realidade social em que ocorre o processo de ensino e aprendizagem e também decorrente da trajetória familiar, que pode impulsionar, mediar ou dificultar a mobilização para os estudos.
Abstract: Se investigó elementos que subyacen en la manifestación de la relación con el conocimiento de los estudiantes universitarios y, en el caso de estudiantes de pedagogía del cuarto año, en el curso de la educación científica del Instituto de Ciencias de la Educación (CINE - Cabinda). Para este análisis se partió de las observaciones de la investigadora y docente de la CINE que se destacaron los estudiantes con trayectoria exitosa en cuanto a la movilización de los estudios. Los estudiantes identificados en la primera fase se abordaron mediante cuestionario preliminar y luego fueron seleccionados para las entrevistas no estructuradas. Las entrevistas se centran en la conexión que tienen los estudiantes con la escuela, el interés por las actividades desenrollados, las rutas tomadas y estudiar estrategias. Después de un esfuerzo de análisis y comprensión del fenómeno en cuestión y, en base a la información transferida llegó a la conclusión de que la comprensión de la manifestación de la relación con el conocimiento se hace de la realidad social en que se produce el proceso de enseñanza y aprendizaje y también debido a la história de la familia, que puede aumentar, mediar o impedir la movilización de los estudios.
Assunto: Ensino superior Angola
Educação
Professores Formação
Angola Educação
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ACEDWQ
Data do documento: 27-Fev-2015
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
nova._disserta__o._texto._albertina._fae._ufmg._2015............pdf1.16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.