Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ACEDWQ
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Shirley Aparecida de Miranda | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | José Manuel Sita Gomes | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Rodrigo Ednilson de Jesus | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Margareth Diniz | pt_BR |
dc.creator | Albertina Nvidi Simao | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-10T09:28:42Z | - |
dc.date.available | 2019-08-10T09:28:42Z | - |
dc.date.issued | 2015-02-27 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ACEDWQ | - |
dc.description.abstract | Se investigó elementos que subyacen en la manifestación de la relación con el conocimiento de los estudiantes universitarios y, en el caso de estudiantes de pedagogía del cuarto año, en el curso de la educación científica del Instituto de Ciencias de la Educación (CINE - Cabinda). Para este análisis se partió de las observaciones de la investigadora y docente de la CINE que se destacaron los estudiantes con trayectoria exitosa en cuanto a la movilización de los estudios. Los estudiantes identificados en la primera fase se abordaron mediante cuestionario preliminar y luego fueron seleccionados para las entrevistas no estructuradas. Las entrevistas se centran en la conexión que tienen los estudiantes con la escuela, el interés por las actividades desenrollados, las rutas tomadas y estudiar estrategias. Después de un esfuerzo de análisis y comprensión del fenómeno en cuestión y, en base a la información transferida llegó a la conclusión de que la comprensión de la manifestación de la relación con el conocimiento se hace de la realidad social en que se produce el proceso de enseñanza y aprendizaje y también debido a la história de la familia, que puede aumentar, mediar o impedir la movilización de los estudios. | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa investigou elementos que estão na base da manifestação da relação com o saber de estudantes universitários e, nesse caso de estudantes de Pedagogia do IV ano, no curso de ciências da educação do Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED - Cabinda). Para essa análise partimos de observações realizadas pela pesquisadora e professores ISCED que destacaram estudantes com trajetória bem-sucedida em relação à mobilização para os estudos. Os estudantes identificados na primeira fase foram abordados através de questionário preliminar e seguidamente, foram selecionados para entrevistas não estruturadas. A partir das entrevistas focalizamos a ligação que os estudantes apresentam com a escola, o interesse às atividades desenroladas, as trajetórias e estratégias de estudo adotadas. Após um esforço para análise e compreensão do fenômeno em causa e, com base nas informações cedidas chegamos à conclusão de que a compreensão da manifestação da relação com o saber é composta a partir da realidade social em que ocorre o processo de ensino e aprendizagem e também decorrente da trajetória familiar, que pode impulsionar, mediar ou dificultar a mobilização para os estudos. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino Superior | pt_BR |
dc.subject | Relação com o saber | pt_BR |
dc.subject | Mobilização | pt_BR |
dc.subject.other | Ensino superior Angola | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Professores Formação | pt_BR |
dc.subject.other | Angola Educação | pt_BR |
dc.title | A mobilização para aprender no ensino superior: um olhar sobre a relação com o saber de estudantes de Pedagogia do IV ano face à formação universitária | pt_BR |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
nova._disserta__o._texto._albertina._fae._ufmg._2015............pdf | 1.16 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.