Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ACHFSN
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Mulheres quilombolas e culturas do escrito: voz e letra na comunidade quilombola do Mato do Tição/MG
Authors: Maria Raquel Dias Sales Ferreira
First Advisor: Carmem Lucia Eiterer
First Co-advisor: Shirley Aparecida de Miranda
First Referee: Ana Maria de Oliveira Galvao
Second Referee: Carolina dos Santos Bezerra-perez
Abstract: Esta dissertação expõe os resultados da pesquisa sobre os modos de participação nas culturas do escrito de um grupo de mulheres que apresentam diferentes papéis na comunidade e diferentes experiências com escolarização da Comunidade Quilombola do Mato do Tição, localizada em Jaboticatubas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (Minas Gerais). Essa comunidade está estabelecida na tradição oral, entretanto, há a presença de novos atores sociais, construídos pela ampliação da interação com a prática escolar e com as novas configurações da legislação quilombola, o que engendra melhor diálogo com o poder público, Organizações Não Governamentais (ONGs), universidades, movimentos sociais, dentre outros consequentemente, novos usos da escrita, diferentes daquelas de sua prática cotidiana. Estas definem os contornos do processo de letramento dessas mulheres e a relação com a oralidade e com as práticas tradicionais realizadas, principalmente, pelos mais velhos. Analisamos os funcionamentos da oralidade, os modos de usar a escrita, a relação entre oralidade e escrita e suas implicações nas práticas sociais, na constituição e na manutenção de uma identidade quilombola. A pesquisa é fruto de uma etnografia, por meio da qual procuramos identificar as interações dos sujeitos com a escrita e o funcionamento das práticas de oralidade. Observamos que as novas configurações políticas decorrentes da Constituição Federativa do Brasil de 1988 e de seus desdobramentos, que implicaram o reconhecimento quilombola, provocaram mudanças nas maneiras de se produzir e de se transmitir conhecimentos e, muitas vezes, nas maneiras pelas quais os atores sociais ressignificam seu papel na cultura, sua identidade e os conteúdos culturais da comunidade, processo que se deu atravessado pelas relações com as culturas do escrito.
Abstract: This thesis aims to present the results of a research concerning the ways of participation at the writing cultures of a group of women who have different papers at their community and also different education experiences at Quilombo Mato Tição Community, located in Jaboticatubas in the Metropolitan Region Belo Horizonte (Minas Gerais). Although this community is established in the oral tradition, the presence of new social actors, built by the intensification of the school practices and by the new configurations of the quilombos legislations, contribute to intensify the dialogue with the government, NGOs, universities, social movements, among others and, consequently, the new uses of writing, different from those of their everyday practice. These practices define both the literacy process of these women as also the relation with oral and traditional practices performed especially by the older people. We analyze the orality performances, the ways to use the writing, the relationship between orality and literacy and its implications for social practices, and the establishment and the maintenance of a quilombo identity. This research is a result of an ethnography, in which we seek to identify the interactions of individuals with the writing and the oral practices operations. The new policy settings arising from the Constitution of 1988 and its aftermath implicated the quilombo recognition, that caused changes in ways of producing and of transmitting knowledge, and often, the ways in which social actors resignify its role in culture, identity and community cultural content. This process was permeate for relations with the written cultures, once the writing is connected and determines social and historical conditions, specific techniques and brought political, social and cultural impacts.
Subject: Escrita Aspectos sociais
Educação
Quilombos
Tradição oral
Negras
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ACHFSN
Issue Date: 19-Feb-2016
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_revisada_17.05.16.pdf4.44 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.