Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AD4NQ6
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Por uma educação ambiental crítica
Autor(es): Rana Paz Lacerda Vieira
Primeiro Orientador: Klemens Augustinus Laschefski
Primeiro membro da banca : Angela Maria da Silva Gomes
Segundo membro da banca: Doralice Barros Pereira
Resumo: As motivações desta pesquisa originaram-se de inquietações e indagações surgidas ao longo das minhas experiências em educação ambiental. Essas experiências foram marcadas por um mal-estar vivido no contexto da crise da ciência moderna e da universidade. A educação ambiental, compreendida enquanto uma nova proposta educativa, emerge a partir dos debates sobre os problemas ambientais no contexto da globalização e no horizonte dos movimentos ambientalistas. No âmbito das discussões acerca da crise ecológica e das propostas de um pensamento crítico ao paradigma da modernidade, a educação ambiental impulsiona reflexões sobre as questões ambientais permeadas por diálogos acerca da natureza, do ambiente, da ciência e da educação. Nesse sentido, o objetivo da pesquisa foi o de construir uma leitura crítica da educação ambiental, a partir do ponto de vista da ciência moderna e particularmente da geografia. A reflexão sobre a educação ambiental e a abertura ao diálogo sobre as questões ambientais procura, por fim, contribuir para o estudo e a pesquisa dos saberes socioespaciais.
Abstract: This research was motived by concerns and inquiries arising on my experiences in environmental education. Occasion where I witnessed a malaise lived in context of modern science crisis and the university. Environmental education, understood as a new educational proposal emerges from the debates on environmental issues in the context of globalization and the horizon of environmental movements. In the discussions about the ecological crisis and the proposals of critical thinking to the paradigm of modernity, environmental education stimulates reflections on environmental issues permeated by dialogue about nature, environment, science and education. In this sense, our goal was to build a critique of environmental education, from the point of view of modern science and particularly of geography. The thinking on environmental education and openness to dialogue on environmental issues seeks to contribute to the study and research of socio-spatial knowledge.
Assunto: Geografia
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AD4NQ6
Data do documento: 4-Set-2015
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
disserta__o_rana_paz_lacerda_vieira_2015.pdf1.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.