Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ADTGDH
Type: Monografias de Especialização
Title: Ensino investigativo sobre energia mecânica com uso de simulações computacionais para o ensino de física no ensino fundamental
Authors: Ana Paula de Mendonça
First Advisor: Alexandre Alex Barbosa Xavier
Abstract: Neste estudo, o objetivo principal foi utilizar simulação virtual como atividade investigativa em sala de aula para melhorar o ensino da ciência Física. Realizou-se um levantamento bibliográfico sobre o assunto e utilizou-se o simulador Phet com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola particular de Nova Serrana/MG, durante o ano de 2015. O conteúdo abordado na aula foi energia mecânica. Os resultados da atividade mostraram que os alunos puderam construir conceitos importantes que evidenciaram os tipos de energia presentes em cada tipo de movimento (cinética/potencial), além de observar a influência da massa sobre a energia mecânica e a conservação de energia que acontece em um sistema. O uso do simulador foi avaliado como positivo pelos alunos uma vez que viabilizou a aplicação do conteúdo abordado no contexto de uma situação cotidiana.
Subject: Tecnologia educacional
Física Métodos de ensino
Física Estudo e ensino
Ciência Estudo e ensino
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ADTGDH
Issue Date: 28-Nov-2015
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_ana_paula___final.pdf717.11 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.