Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ADTGDH
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Ensino investigativo sobre energia mecânica com uso de simulações computacionais para o ensino de física no ensino fundamental
Autor(es): Ana Paula de Mendonça
Primeiro Orientador: Alexandre Alex Barbosa Xavier
Resumo: Neste estudo, o objetivo principal foi utilizar simulação virtual como atividade investigativa em sala de aula para melhorar o ensino da ciência Física. Realizou-se um levantamento bibliográfico sobre o assunto e utilizou-se o simulador Phet com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola particular de Nova Serrana/MG, durante o ano de 2015. O conteúdo abordado na aula foi energia mecânica. Os resultados da atividade mostraram que os alunos puderam construir conceitos importantes que evidenciaram os tipos de energia presentes em cada tipo de movimento (cinética/potencial), além de observar a influência da massa sobre a energia mecânica e a conservação de energia que acontece em um sistema. O uso do simulador foi avaliado como positivo pelos alunos uma vez que viabilizou a aplicação do conteúdo abordado no contexto de uma situação cotidiana.
Assunto: Tecnologia educacional
Física Métodos de ensino
Física Estudo e ensino
Ciência Estudo e ensino
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ADTGDH
Data do documento: 28-Nov-2015
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
monografia_ana_paula___final.pdf717.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.