Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ADTGR4
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Práticas experimentais investigativas: uma reflexão da prática pedagógica em uma aula de ciências
Autor(es): Darlianne Nadine da Silva
Primeiro Orientador: Ana Cristina Ribeiro Vaz Rezende
Resumo: A utilização de práticas experimentais investigativas é considerada uma ferramenta útil no processo de ensino e de aprendizagem. Neste trabalho são apresentados os resultados qualitativos obtidos a partir de uma aula experimental de Ciências com alunos do nono ano do Ensino Fundamental. Para trabalhar o conceito força, foram utilizados carrinhos de madeira, que possuíam em sua estrutura interna uma mola. Dessa maneira os alunos deveriam elaborar hipóteses para solucionar o problema inicial: De que maneira o carrinho de madeira se desloca ao ser acionada sua mola? Resultados inesperados motivaram e promoveram engajamento pode parte dos estudantes que produziram hipóteses na busca de solução para o problema.
Assunto: Ciências (Ensino fundamental) Métodos de ensino 
Aprendizagem experimental 
Professores de ciências Formação 
Ciências (Ensino fundamental) Estudo e ensino 
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ADTGR4
Data do documento: 15-Dez-2012
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
darlianne_nadine_silva_vers_o_final.pdf370.89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.