Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ADTGR4
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | Práticas experimentais investigativas: uma reflexão da prática pedagógica em uma aula de ciências |
Autor(es): | Darlianne Nadine da Silva |
Primeiro Orientador: | Ana Cristina Ribeiro Vaz Rezende |
Resumo: | A utilização de práticas experimentais investigativas é considerada uma ferramenta útil no processo de ensino e de aprendizagem. Neste trabalho são apresentados os resultados qualitativos obtidos a partir de uma aula experimental de Ciências com alunos do nono ano do Ensino Fundamental. Para trabalhar o conceito força, foram utilizados carrinhos de madeira, que possuíam em sua estrutura interna uma mola. Dessa maneira os alunos deveriam elaborar hipóteses para solucionar o problema inicial: De que maneira o carrinho de madeira se desloca ao ser acionada sua mola? Resultados inesperados motivaram e promoveram engajamento pode parte dos estudantes que produziram hipóteses na busca de solução para o problema. |
Assunto: | Ciências (Ensino fundamental) Métodos de ensino Aprendizagem experimental Professores de ciências Formação Ciências (Ensino fundamental) Estudo e ensino |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ADTGR4 |
Data do documento: | 15-Dez-2012 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
darlianne_nadine_silva_vers_o_final.pdf | 370.89 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.