Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ADTGR4
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Ana Cristina Ribeiro Vaz Rezendept_BR
dc.creatorDarlianne Nadine da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T05:00:07Z-
dc.date.available2019-08-11T05:00:07Z-
dc.date.issued2012-12-15pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-ADTGR4-
dc.description.resumoA utilização de práticas experimentais investigativas é considerada uma ferramenta útil no processo de ensino e de aprendizagem. Neste trabalho são apresentados os resultados qualitativos obtidos a partir de uma aula experimental de Ciências com alunos do nono ano do Ensino Fundamental. Para trabalhar o conceito força, foram utilizados carrinhos de madeira, que possuíam em sua estrutura interna uma mola. Dessa maneira os alunos deveriam elaborar hipóteses para solucionar o problema inicial: De que maneira o carrinho de madeira se desloca ao ser acionada sua mola? Resultados inesperados motivaram e promoveram engajamento pode parte dos estudantes que produziram hipóteses na busca de solução para o problema.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectExperimentação investigativapt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectForçapt_BR
dc.subject.otherCiências (Ensino fundamental) Métodos de ensino pt_BR
dc.subject.otherAprendizagem experimental pt_BR
dc.subject.otherProfessores de ciências Formação pt_BR
dc.subject.otherCiências (Ensino fundamental) Estudo e ensino pt_BR
dc.titlePráticas experimentais investigativas: uma reflexão da prática pedagógica em uma aula de ciênciaspt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
darlianne_nadine_silva_vers_o_final.pdf370.89 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.