Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ADTHFK
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Vinicius Catao de Assis Souza | pt_BR |
dc.creator | Elias Alves da Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-14T11:29:21Z | - |
dc.date.available | 2019-08-14T11:29:21Z | - |
dc.date.issued | 2014-10-15 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ADTHFK | - |
dc.description.resumo | As constantes discussões sobre a qualidade do ensino de Ciências e os desafios encontrados pelos professores para a sua efetivação conduziu a uma breve investigação sobre os principais problemas enfrentados em sala de aula no município de Lavras (MG). Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário semiestruturado contendo nove questões, com perguntas abertas e fechadas. A coleta de dados foi realizada em três instituições públicas municipais e duas particulares, ambas confessionais. No total, seis professores participaram dessapesquisa, sendo que todos eles tiveram suas identidades preservadas, bem como as instituições em que atuam. De posse das respostas destes profissionais, o trabalho foi desenvolvido buscando discutir com a literatura algumas dificuldades inerentes à carreira docente no ensino de Ciências, bem como apontar as estratégias utilizadas pelos educadores em nível local. As principais dificuldades encontradas se relacionavam às questões de interpretação, comportamento einteresse por parte dos alunos. Estes docentes não consideraram as suas próprias limitações metodológicas como fator que afeta a qualidade do ensino. As estratégias de ensino adotadas pelos docentes são as convencionalmente encontradas no ensino tradicional, não ficando explícito o uso da abordagem investigativa como estratégia de ensino. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Educação em Ciências | pt_BR |
dc.subject | Propostas investigativas em Ciências | pt_BR |
dc.subject | Qualidade do ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Ciência Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Uso de estratégias e recursos mediacionais no ensino de ciências: uma breve investigação da prática docente na rede pública e particular de Lavras (MG) | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
monografia_enci_elias_alves.pdf | 487.44 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.