Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ADTHFK
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Vinicius Catao de Assis Souzapt_BR
dc.creatorElias Alves da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T11:29:21Z-
dc.date.available2019-08-14T11:29:21Z-
dc.date.issued2014-10-15pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-ADTHFK-
dc.description.resumoAs constantes discussões sobre a qualidade do ensino de Ciências e os desafios encontrados pelos professores para a sua efetivação conduziu a uma breve investigação sobre os principais problemas enfrentados em sala de aula no município de Lavras (MG). Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário semiestruturado contendo nove questões, com perguntas abertas e fechadas. A coleta de dados foi realizada em três instituições públicas municipais e duas particulares, ambas confessionais. No total, seis professores participaram dessapesquisa, sendo que todos eles tiveram suas identidades preservadas, bem como as instituições em que atuam. De posse das respostas destes profissionais, o trabalho foi desenvolvido buscando discutir com a literatura algumas dificuldades inerentes à carreira docente no ensino de Ciências, bem como apontar as estratégias utilizadas pelos educadores em nível local. As principais dificuldades encontradas se relacionavam às questões de interpretação, comportamento einteresse por parte dos alunos. Estes docentes não consideraram as suas próprias limitações metodológicas como fator que afeta a qualidade do ensino. As estratégias de ensino adotadas pelos docentes são as convencionalmente encontradas no ensino tradicional, não ficando explícito o uso da abordagem investigativa como estratégia de ensino.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectEducação em Ciênciaspt_BR
dc.subjectPropostas investigativas em Ciênciaspt_BR
dc.subjectQualidade do ensinopt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherCiência  Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherAprendizagempt_BR
dc.titleUso de estratégias e recursos mediacionais no ensino de ciências: uma breve investigação da prática docente na rede pública e particular de Lavras (MG)pt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_enci_elias_alves.pdf487.44 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.