Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ADTLDF
Type: Monografias de Especialização
Title: Análise da abordagem CTS nas questões da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias nas questões do ENEM 2014
Authors: Michele Eduardo Freitas
First Advisor: Luiza Gabriela de Oliveira
Abstract: O presente estudo tem como objetivo principal analisar a inferência da abordagem CTS nas questões, dos conteúdos da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ano de 2014. A fim de contextualizar e justificar o objeto de pesquisa, além de nos proporcionar bases teóricas para a análise dos dados utilizamos como referenciais teóricos autores como Krasilchik (1988) sobre a evolução dos currículos de ciências embasadas nas transformações sociais; Fagundes & Saurwein (2011), Lima & Castro (2006), Mascio (2009) e Ricardo & Zylbersztajn (2008) sobre a abordagem CTS no ENEM e na formação para o trabalho e ; Santos & Mortimer (2002) e Sobrinho & Santos (2014) sobre importância do ensino de Ciências desenvolvimento da sociedade. A metodologia propõe a realizar uma análise qualitativa, por meio de uma análise documental das questões da área de conhecimento Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM 2014. A análise será pautada pelas características presentes nos enunciados, destacando aquelas onde há contextualização e situação-problema dentro das habilidades e competências presentes na Matriz de Referência do MEC. O referencial metodológico adotado é proposto é inspirado no trabalho de Ferreira (2011). A análise dos dados nos permite inferir que o exame do ENEM, do ano de 2014, traz uma nova forma de avaliar os alunos com base na abordagem CTS paramentado nos documentos oficiais, LDB e PCN, e nas matrizes curriculares do ensino médio que buscam o aprimoramento do currículo em prol da formação humanizada do cidadão.
Subject: Ciências (Ensino fundamental) Métodos de ensino
Aprendizagem experimental
Ciências (Ensino fundamental) Estudo e ensino
Professores de ciências Formação
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ADTLDF
Issue Date: 27-Jun-2015
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_michele_final.correcao2.pdf1.11 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.