Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ADTLDF
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Luiza Gabriela de Oliveirapt_BR
dc.creatorMichele Eduardo Freitaspt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T04:48:01Z-
dc.date.available2019-08-13T04:48:01Z-
dc.date.issued2015-06-27pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-ADTLDF-
dc.description.resumoO presente estudo tem como objetivo principal analisar a inferência da abordagem CTS nas questões, dos conteúdos da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ano de 2014. A fim de contextualizar e justificar o objeto de pesquisa, além de nos proporcionar bases teóricas para a análise dos dados utilizamos como referenciais teóricos autores como Krasilchik (1988) sobre a evolução dos currículos de ciências embasadas nas transformações sociais; Fagundes & Saurwein (2011), Lima & Castro (2006), Mascio (2009) e Ricardo & Zylbersztajn (2008) sobre a abordagem CTS no ENEM e na formação para o trabalho e ; Santos & Mortimer (2002) e Sobrinho & Santos (2014) sobre importância do ensino de Ciências desenvolvimento da sociedade. A metodologia propõe a realizar uma análise qualitativa, por meio de uma análise documental das questões da área de conhecimento Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM 2014. A análise será pautada pelas características presentes nos enunciados, destacando aquelas onde há contextualização e situação-problema dentro das habilidades e competências presentes na Matriz de Referência do MEC. O referencial metodológico adotado é proposto é inspirado no trabalho de Ferreira (2011). A análise dos dados nos permite inferir que o exame do ENEM, do ano de 2014, traz uma nova forma de avaliar os alunos com base na abordagem CTS paramentado nos documentos oficiais, LDB e PCN, e nas matrizes curriculares do ensino médio que buscam o aprimoramento do currículo em prol da formação humanizada do cidadão.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducção em Ciênciaspt_BR
dc.subject.otherCiências (Ensino fundamental) Métodos de ensinopt_BR
dc.subject.otherAprendizagem experimentalpt_BR
dc.subject.otherCiências (Ensino fundamental) Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherProfessores de ciências Formaçãopt_BR
dc.titleAnálise da abordagem CTS nas questões da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias nas questões do ENEM 2014pt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_michele_final.correcao2.pdf1.11 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.