Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ADTLDF
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | Análise da abordagem CTS nas questões da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias nas questões do ENEM 2014 |
Authors: | Michele Eduardo Freitas |
First Advisor: | Luiza Gabriela de Oliveira |
Abstract: | O presente estudo tem como objetivo principal analisar a inferência da abordagem CTS nas questões, dos conteúdos da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ano de 2014. A fim de contextualizar e justificar o objeto de pesquisa, além de nos proporcionar bases teóricas para a análise dos dados utilizamos como referenciais teóricos autores como Krasilchik (1988) sobre a evolução dos currículos de ciências embasadas nas transformações sociais; Fagundes & Saurwein (2011), Lima & Castro (2006), Mascio (2009) e Ricardo & Zylbersztajn (2008) sobre a abordagem CTS no ENEM e na formação para o trabalho e ; Santos & Mortimer (2002) e Sobrinho & Santos (2014) sobre importância do ensino de Ciências desenvolvimento da sociedade. A metodologia propõe a realizar uma análise qualitativa, por meio de uma análise documental das questões da área de conhecimento Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM 2014. A análise será pautada pelas características presentes nos enunciados, destacando aquelas onde há contextualização e situação-problema dentro das habilidades e competências presentes na Matriz de Referência do MEC. O referencial metodológico adotado é proposto é inspirado no trabalho de Ferreira (2011). A análise dos dados nos permite inferir que o exame do ENEM, do ano de 2014, traz uma nova forma de avaliar os alunos com base na abordagem CTS paramentado nos documentos oficiais, LDB e PCN, e nas matrizes curriculares do ensino médio que buscam o aprimoramento do currículo em prol da formação humanizada do cidadão. |
Subject: | Ciências (Ensino fundamental) Métodos de ensino Aprendizagem experimental Ciências (Ensino fundamental) Estudo e ensino Professores de ciências Formação |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ADTLDF |
Issue Date: | 27-Jun-2015 |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
monografia_michele_final.correcao2.pdf | 1.11 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.