Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AE6NLY
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | O pensamento científico de crianças acerca da metamorfose da borboleta |
Authors: | Carla Patricia Campos Medeiros |
First Advisor: | Maria Luiza Rodrigues da Costa Neves |
First Referee: | Henrique Melo Franco Ribeiro |
Abstract: | Este trabalho de conclusão de curso do LASEB, realizado na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, representa a possibilidade de trabalhar o ensino de ciências em uma turma com 16 crianças, de 2 a 3 anos de idade. O trabalho foi realizado em uma Unidade Municipal de Educação Infantil. O plano de ação propôs uma atividade de ciências investigativa que fosse do interesse da criança e significativa. Após várias observações e conversas com as crianças, decidimos sobre o que realmente era relevante, o que mais levantava questionamentos e depois disto demos início a atividade investigativa da metamorfose. Observou-se que a criança desta faixa etária, tem muito interesse e prazer por atividades investigativas e que após a sistematização de ideias, são capazes de organizar o pensamento de forma científica expressando este pensamento através da linguagem oral e plástica, comprovando a elaboração do pensamento científico. |
Subject: | Professores de ensino fundamental Formação Aprendizagem experimental Educação de crianças Ciências (Ensino fundamental) Estudo e ensino |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AE6NLY |
Issue Date: | 9-May-2015 |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
carla_patr_cia_campos_medeiros.pdf | 1.58 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.