Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AE6NLY
Type: Monografias de Especialização
Title: O pensamento científico de crianças acerca da metamorfose da borboleta
Authors: Carla Patricia Campos Medeiros
First Advisor: Maria Luiza Rodrigues da Costa Neves
First Referee: Henrique Melo Franco Ribeiro
Abstract: Este trabalho de conclusão de curso do LASEB, realizado na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, representa a possibilidade de trabalhar o ensino de ciências em uma turma com 16 crianças, de 2 a 3 anos de idade. O trabalho foi realizado em uma Unidade Municipal de Educação Infantil. O plano de ação propôs uma atividade de ciências investigativa que fosse do interesse da criança e significativa. Após várias observações e conversas com as crianças, decidimos sobre o que realmente era relevante, o que mais levantava questionamentos e depois disto demos início a atividade investigativa da metamorfose. Observou-se que a criança desta faixa etária, tem muito interesse e prazer por atividades investigativas e que após a sistematização de ideias, são capazes de organizar o pensamento de forma científica expressando este pensamento através da linguagem oral e plástica, comprovando a elaboração do pensamento científico.
Subject: Professores de ensino fundamental Formação
Aprendizagem experimental
Educação de crianças
Ciências (Ensino fundamental) Estudo e ensino 
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AE6NLY
Issue Date: 9-May-2015
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
carla_patr_cia_campos_medeiros.pdf1.58 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.