Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AE6NLY
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | O pensamento científico de crianças acerca da metamorfose da borboleta |
Autor(es): | Carla Patricia Campos Medeiros |
primer Tutor: | Maria Luiza Rodrigues da Costa Neves |
primer miembro del tribunal : | Henrique Melo Franco Ribeiro |
Resumen: | Este trabalho de conclusão de curso do LASEB, realizado na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, representa a possibilidade de trabalhar o ensino de ciências em uma turma com 16 crianças, de 2 a 3 anos de idade. O trabalho foi realizado em uma Unidade Municipal de Educação Infantil. O plano de ação propôs uma atividade de ciências investigativa que fosse do interesse da criança e significativa. Após várias observações e conversas com as crianças, decidimos sobre o que realmente era relevante, o que mais levantava questionamentos e depois disto demos início a atividade investigativa da metamorfose. Observou-se que a criança desta faixa etária, tem muito interesse e prazer por atividades investigativas e que após a sistematização de ideias, são capazes de organizar o pensamento de forma científica expressando este pensamento através da linguagem oral e plástica, comprovando a elaboração do pensamento científico. |
Asunto: | Professores de ensino fundamental Formação Aprendizagem experimental Educação de crianças Ciências (Ensino fundamental) Estudo e ensino |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AE6NLY |
Fecha del documento: | 9-may-2015 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
carla_patr_cia_campos_medeiros.pdf | 1.58 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.