Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AE6NLY
Tipo: Monografias de Especialização
Título: O pensamento científico de crianças acerca da metamorfose da borboleta
Autor(es): Carla Patricia Campos Medeiros
Primeiro Orientador: Maria Luiza Rodrigues da Costa Neves
Primeiro membro da banca : Henrique Melo Franco Ribeiro
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso do LASEB, realizado na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, representa a possibilidade de trabalhar o ensino de ciências em uma turma com 16 crianças, de 2 a 3 anos de idade. O trabalho foi realizado em uma Unidade Municipal de Educação Infantil. O plano de ação propôs uma atividade de ciências investigativa que fosse do interesse da criança e significativa. Após várias observações e conversas com as crianças, decidimos sobre o que realmente era relevante, o que mais levantava questionamentos e depois disto demos início a atividade investigativa da metamorfose. Observou-se que a criança desta faixa etária, tem muito interesse e prazer por atividades investigativas e que após a sistematização de ideias, são capazes de organizar o pensamento de forma científica expressando este pensamento através da linguagem oral e plástica, comprovando a elaboração do pensamento científico.
Assunto: Professores de ensino fundamental Formação
Aprendizagem experimental
Educação de crianças
Ciências (Ensino fundamental) Estudo e ensino 
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AE6NLY
Data do documento: 9-Mai-2015
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
carla_patr_cia_campos_medeiros.pdf1.58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.