Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AE6NUX
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | Atividades práticas e lúdicas para ensinar ciências na educação infantil |
Autor(es): | Cirleida Aparecida da Silva Alves |
Primeiro Orientador: | Maria Inez Melo de Toledo |
Primeiro membro da banca : | Luiza Gabriela de Oliveira |
Resumo: | Vivemos em uma sociedade impactada pelas ciências onde os indivíduos necessitam de conhecimentos científicos para entender, integrar-se e atuar no mundo que o rodeia. A ciência é vista como uma elaboração humana para uma compreensão do mundo. Assim, evidencia-se a necessidade de formar gerações mais reflexivas, que tenham capacidade crítica para analisar informações e tomar decisões responsáveis no âmbito das suas participações sociais. Considerando os aspectos expostos, este projeto de intervenção pedagógica, que propus visa à utilização e a eficácia do lúdico e do brincar como ferramenta metodológica para o ensino de ciências na educação infantil. O presente trabalho foi realizado com uma turma de 4/5 anos de idade, na (UMEI) Unidade Municipal de Educação Infantil em Belo Horizonte. Esta pesquisa adota um referencial teórico de autores que argumentam acerca do brincar e do desenvolvimento infantil. Entre eles Vygotsky (1998), Winicott (1995) e Kishimoto (1998). Sendo o lúdico um aspecto essencial para o desenvolvimento da criança, esta pesquisa propiciou momentos onde as crianças puderam debater explorar e pesquisar a relação entre os objetos e os brinquedos. O brincar é fundamentalmente uma atividade individual e coletiva, que envolve uma interação entre os pares. Desde muito pequena a criança utiliza da linguagem, e por meio das brincadeiras, cria, extravasa suas emoções e busca várias estratégias para solucionar desafios. Ou seja, a influência do brincar é considerada como instrumento motivador, e incentivador no processo de desenvolvimento, pois oferece à criança a possibilidade de explorar de forma significativa sua inteligência e sua necessidade de investigação. |
Assunto: | Professores de ensino fundamental Formação Jogos educativos |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AE6NUX |
Data do documento: | 9-Mai-2015 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
cirleida_aparecida_da_silva.pdf | 1.15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.