Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AE6NUX
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Maria Inez Melo de Toledopt_BR
dc.contributor.referee1Luiza Gabriela de Oliveirapt_BR
dc.creatorCirleida Aparecida da Silva Alvespt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T06:33:33Z-
dc.date.available2019-08-13T06:33:33Z-
dc.date.issued2015-05-09pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-AE6NUX-
dc.description.resumoVivemos em uma sociedade impactada pelas ciências onde os indivíduos necessitam de conhecimentos científicos para entender, integrar-se e atuar no mundo que o rodeia. A ciência é vista como uma elaboração humana para uma compreensão do mundo. Assim, evidencia-se a necessidade de formar gerações mais reflexivas, que tenham capacidade crítica para analisar informações e tomar decisões responsáveis no âmbito das suas participações sociais. Considerando os aspectos expostos, este projeto de intervenção pedagógica, que propus visa à utilização e a eficácia do lúdico e do brincar como ferramenta metodológica para o ensino de ciências na educação infantil. O presente trabalho foi realizado com uma turma de 4/5 anos de idade, na (UMEI) Unidade Municipal de Educação Infantil em Belo Horizonte. Esta pesquisa adota um referencial teórico de autores que argumentam acerca do brincar e do desenvolvimento infantil. Entre eles Vygotsky (1998), Winicott (1995) e Kishimoto (1998). Sendo o lúdico um aspecto essencial para o desenvolvimento da criança, esta pesquisa propiciou momentos onde as crianças puderam debater explorar e pesquisar a relação entre os objetos e os brinquedos. O brincar é fundamentalmente uma atividade individual e coletiva, que envolve uma interação entre os pares. Desde muito pequena a criança utiliza da linguagem, e por meio das brincadeiras, cria, extravasa suas emoções e busca várias estratégias para solucionar desafios. Ou seja, a influência do brincar é considerada como instrumento motivador, e incentivador no processo de desenvolvimento, pois oferece à criança a possibilidade de explorar de forma significativa sua inteligência e sua necessidade de investigação.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectObjetospt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subject.otherProfessores de ensino fundamental Formação pt_BR
dc.subject.otherJogos educativos   pt_BR
dc.titleAtividades práticas e lúdicas para ensinar ciências na educação infantilpt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
cirleida_aparecida_da_silva.pdf1.15 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.