Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AE6NUX
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Maria Inez Melo de Toledo | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Luiza Gabriela de Oliveira | pt_BR |
dc.creator | Cirleida Aparecida da Silva Alves | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-13T06:33:33Z | - |
dc.date.available | 2019-08-13T06:33:33Z | - |
dc.date.issued | 2015-05-09 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AE6NUX | - |
dc.description.resumo | Vivemos em uma sociedade impactada pelas ciências onde os indivíduos necessitam de conhecimentos científicos para entender, integrar-se e atuar no mundo que o rodeia. A ciência é vista como uma elaboração humana para uma compreensão do mundo. Assim, evidencia-se a necessidade de formar gerações mais reflexivas, que tenham capacidade crítica para analisar informações e tomar decisões responsáveis no âmbito das suas participações sociais. Considerando os aspectos expostos, este projeto de intervenção pedagógica, que propus visa à utilização e a eficácia do lúdico e do brincar como ferramenta metodológica para o ensino de ciências na educação infantil. O presente trabalho foi realizado com uma turma de 4/5 anos de idade, na (UMEI) Unidade Municipal de Educação Infantil em Belo Horizonte. Esta pesquisa adota um referencial teórico de autores que argumentam acerca do brincar e do desenvolvimento infantil. Entre eles Vygotsky (1998), Winicott (1995) e Kishimoto (1998). Sendo o lúdico um aspecto essencial para o desenvolvimento da criança, esta pesquisa propiciou momentos onde as crianças puderam debater explorar e pesquisar a relação entre os objetos e os brinquedos. O brincar é fundamentalmente uma atividade individual e coletiva, que envolve uma interação entre os pares. Desde muito pequena a criança utiliza da linguagem, e por meio das brincadeiras, cria, extravasa suas emoções e busca várias estratégias para solucionar desafios. Ou seja, a influência do brincar é considerada como instrumento motivador, e incentivador no processo de desenvolvimento, pois oferece à criança a possibilidade de explorar de forma significativa sua inteligência e sua necessidade de investigação. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Objetos | pt_BR |
dc.subject | Lúdico | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject.other | Professores de ensino fundamental Formação | pt_BR |
dc.subject.other | Jogos educativos | pt_BR |
dc.title | Atividades práticas e lúdicas para ensinar ciências na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
cirleida_aparecida_da_silva.pdf | 1.15 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.