Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AE8K9W
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Análise dinâmica de eixos trincados por meio de emissão acústica
Authors: Gilberto Luiz dos Santos Pimentel Junior
First Advisor: Marco Tulio Correa de Faria
First Referee: Lazaro Valentim Donadon
Second Referee: Eduardo Bauzer Medeiros
Abstract: Este estudo baseou-se nos fundamentos de Emissões Acústicas, com ênfase na análise de dados estatísticos e a aplicação transformada de Wavelet, e nos fundamentos da dinâmica de rotores, com ênfase na resposta dinâmica de seis eixos com presença de trincas transversais, as quais seguiam uma razão , crescente, entre os valores de suas profundidades p e o raio r da seção reta de cada eixo. A metodologia se desenvolveu em duas etapas. Na primeira foram analisados sinais de Emissões Acústicas em seis eixos estacionários. Nesta etapa cada um dos eixos foi suspenso por dois fios de nylon em suas extremidades, atendendo a condição Livre Livre. Cada eixo sofreu cinco batidas por meio de uma haste metálica, a qual era suspensa por um aparato experimental. As análises de Obliquidade Estatística 3 e de Curtose 4 dos valores das amplitudes dos sinais sugerem uma relação direta entre a diminuição dos valores destes indicadores estatísticos e o aumento da profundidade p da trinca transversal. Na segunda etapa foram analisados sinais de EA em seis eixos rotativos apoiados em mancais hidrodinâmicos. Nesta etapa cada um dos seis eixos operava em quatro velocidades específicas, sendo uma subcrítica e três supercríticas. Estas velocidades eram geradas por meio de uma Bancada Compacta de Testes Dinâmicos. A decomposição dos sinais de EA, por meio da Transformada Discreta de Wavelet, e a análise do Desvio Mediano Absoluto dos valores das amplitudes destes sinais sugerem uma relação direta entre o aumento dos valores deste indicador estatístico e o aumento da profundidade p da trinca transversal.
Abstract: This study was based on the fundamentals of Acoustic Emissions, with emphasis on statistical data analysis and the application of wavelet transform and the fundamentals of rotor dynamics, with emphasis on dynamic response of six axes with presence of transverse cracks which followed a increasing ratio between the values of their depths p and the radius r of the cross section of each axis. The methodology is developed in two ways. In the first analysis acoustic emissions signals were analyzed in six stationary axes. In this mode each axis was suspended for two nylon threads at their ends, given the Free - Free condition. Each axis experienced five beats of a metal rod, which was suspended using an experimental apparatus. Analyses of Skewness 3 and kurtosis 4 of the amplitudes of the Acoustic Emission signals suggest a direct relationship between the decline in values of these statistical indicators and increasing depth p of transverse crack. In the second analysis AE signals were analyzed in six rotary axes supported in hydrodynamic bearings. In this analysis each axis operated at four specific speeds. These speeds were generated by a Dynamic Compact Bench Tests. The decomposition of AE signals through the discrete wavelet transform and the analysis of the Median Absolute Deviation of the amplitude values of these signals suggest a direct relationship between the increase in the value of this statistical indicator and the increasing of the transverse crack depth p.
Subject: Engenharia mecânica
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AE8K9W
Issue Date: 19-Jul-2016
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