Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AEAFU7
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Simulação CFD de calcinadores da indústria de cimento visando redução de NOx via queima estagiada
Authors: Barbara Borges Fernandes
First Advisor: Leandro Soares de Oliveira
First Referee: Esly Ferreira da Costa Junior
Second Referee: Rudolf Huebner
Abstract: As emissões dos óxidos de nitrogênio (NOx) estão cada dia mais controladas por legislações ambientais específicas, já que estes óxidos causam impactos ambientais, como formação de chuva ácida e smog fotoquímico. Este trabalho avalia a formação e redução de NOx no processo de clinquerização, mais especificamente em calcinadores. A dinâmica dos fluidos computacional (CFD) foi utilizada para estudar dois calcinadores, um do tipo em linha e outro do tipo em linha com câmara de combustão. Apesar das diferenças nas geometrias dos calcinadores, as emissões de NOx na saída de ambos os equipamentos foram equivalentes para as condições estudadas. Dentre as técnicas mais efetivas e de menor custo para controle das emissões de NOx, estão a queima estagiada e a requeima. A implementação e otimização destas técnicas foram avaliadas em simulações adicionais dos calcinadores. Reduções nas emissões de NOx de até 33% foram atingidas.
Abstract: Nitrogen oxides (NOx) emissions are being more and more controlled by specific environmental laws, due to its hazards effects as acid rain and photochemical smog. This work evaluates the NOx formation and reduction in clinquerization systems, specifically in calciners. Two calciner designs were studied via Computation Fluid Dynamics (CFD), one in-line with the kiln and other in-line with the kiln with a combustion chamber. Despite the differences in their designs, the NOx emissions at the calciners outlets were similar. The staged combustion and reburning are among the most effective and low cost techniques implemented to reduce NOx emissions. Additional simulations were run in order to evaluate the implementation and optimization of these techniques. It was possible to achieve 33% reduction on NOx emissions.
Subject: Engenharia mecânica
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AEAFU7
Issue Date: 3-Jun-2016
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_barbara.pdf6.3 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.