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http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AEAFU7
Tipo: | Dissertação de Mestrado |
Título: | Simulação CFD de calcinadores da indústria de cimento visando redução de NOx via queima estagiada |
Autor(es): | Barbara Borges Fernandes |
primer Tutor: | Leandro Soares de Oliveira |
primer miembro del tribunal : | Esly Ferreira da Costa Junior |
Segundo miembro del tribunal: | Rudolf Huebner |
Resumen: | As emissões dos óxidos de nitrogênio (NOx) estão cada dia mais controladas por legislações ambientais específicas, já que estes óxidos causam impactos ambientais, como formação de chuva ácida e smog fotoquímico. Este trabalho avalia a formação e redução de NOx no processo de clinquerização, mais especificamente em calcinadores. A dinâmica dos fluidos computacional (CFD) foi utilizada para estudar dois calcinadores, um do tipo em linha e outro do tipo em linha com câmara de combustão. Apesar das diferenças nas geometrias dos calcinadores, as emissões de NOx na saída de ambos os equipamentos foram equivalentes para as condições estudadas. Dentre as técnicas mais efetivas e de menor custo para controle das emissões de NOx, estão a queima estagiada e a requeima. A implementação e otimização destas técnicas foram avaliadas em simulações adicionais dos calcinadores. Reduções nas emissões de NOx de até 33% foram atingidas. |
Abstract: | Nitrogen oxides (NOx) emissions are being more and more controlled by specific environmental laws, due to its hazards effects as acid rain and photochemical smog. This work evaluates the NOx formation and reduction in clinquerization systems, specifically in calciners. Two calciner designs were studied via Computation Fluid Dynamics (CFD), one in-line with the kiln and other in-line with the kiln with a combustion chamber. Despite the differences in their designs, the NOx emissions at the calciners outlets were similar. The staged combustion and reburning are among the most effective and low cost techniques implemented to reduce NOx emissions. Additional simulations were run in order to evaluate the implementation and optimization of these techniques. It was possible to achieve 33% reduction on NOx emissions. |
Asunto: | Engenharia mecânica |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AEAFU7 |
Fecha del documento: | 3-jun-2016 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado |
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