Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AEGMWP
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | Letramento literário na educação infantil: o professor mediador da interação criança-livro |
Autor(es): | Adriana Souza Dias de Oliveira |
primer Tutor: | Maria Carolina da Silva |
primer miembro del tribunal : | Livia Maria Fraga Vieira |
Resumen: | O presente trabalho tem por objetivo identificar e analisar as práticas de letramento literário desenvolvidas pelas professoras das turmas de 0 a 2 anos da Escola Municipal Maria da Glória Lommez, bem como suas concepções sobre literatura infantil e as dificuldades encontradas pelas mesmas na realização de trabalhos que envolvam a literatura e os bebês. Para tanto, foram utilizadas observações participantes e questionários como procedimentos metodológicos. Os conceitos de letramento, letramento literário, literatura infantil e leitura para bebês serviram de base para fundamentar a análise e interpretação dos dados coletados. Ao avaliar os resultados obtidos que indicavam que, embora as professoras considerassem importante o contato com o livro desde a mais tenra idade, seja através de contação de histórias, leitura ou mesmo no manuseio, na prática, tais atividades não faziam parte da rotina diária, foi proposto um Plano de ação para promover mudanças nas práticas de letramento literário da escola. A bebeteca, que foi uma das ações do plano de intervenção, serviu de cenário para que os bebês pudessem ouvir histórias, manusear livros e participar de atividades que colaboram com a formação do pequeno leitor. Concluiu-se que a interação criança-livro, mediada pelo professor, exige planejamento e intencionalidade pedagógica e que para formar leitores literários é necessário que antes o professor também o seja. |
Asunto: | Leitura Estudo e ensino Professores de ensino fundamental Formação Letramento Literatura infanto-juvenil Estudo e ensino |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AEGMWP |
Fecha del documento: | 9-may-2015 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
adriana_souza_dias_de_oliveira.pdf | 1.32 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.