Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AEGMWP
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Maria Carolina da Silvapt_BR
dc.contributor.referee1Livia Maria Fraga Vieirapt_BR
dc.creatorAdriana Souza Dias de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T06:58:31Z-
dc.date.available2019-08-10T06:58:31Z-
dc.date.issued2015-05-09pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-AEGMWP-
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo identificar e analisar as práticas de letramento literário desenvolvidas pelas professoras das turmas de 0 a 2 anos da Escola Municipal Maria da Glória Lommez, bem como suas concepções sobre literatura infantil e as dificuldades encontradas pelas mesmas na realização de trabalhos que envolvam a literatura e os bebês. Para tanto, foram utilizadas observações participantes e questionários como procedimentos metodológicos. Os conceitos de letramento, letramento literário, literatura infantil e leitura para bebês serviram de base para fundamentar a análise e interpretação dos dados coletados. Ao avaliar os resultados obtidos que indicavam que, embora as professoras considerassem importante o contato com o livro desde a mais tenra idade, seja através de contação de histórias, leitura ou mesmo no manuseio, na prática, tais atividades não faziam parte da rotina diária, foi proposto um Plano de ação para promover mudanças nas práticas de letramento literário da escola. A bebeteca, que foi uma das ações do plano de intervenção, serviu de cenário para que os bebês pudessem ouvir histórias, manusear livros e participar de atividades que colaboram com a formação do pequeno leitor. Concluiu-se que a interação criança-livro, mediada pelo professor, exige planejamento e intencionalidade pedagógica e que para formar leitores literários é necessário que antes o professor também o seja.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectLeitura para bebêspt_BR
dc.subjectLetramento Literáriopt_BR
dc.subjectLiteratura Infantilpt_BR
dc.subject.otherLeitura Estudo e ensino pt_BR
dc.subject.otherProfessores de ensino fundamental Formação pt_BR
dc.subject.otherLetramentopt_BR
dc.subject.otherLiteratura infanto-juvenil Estudo e ensino pt_BR
dc.titleLetramento literário na educação infantil: o professor mediador da interação criança-livropt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
adriana_souza_dias_de_oliveira.pdf1.32 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.