Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AEGMWP
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Maria Carolina da Silva | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Livia Maria Fraga Vieira | pt_BR |
dc.creator | Adriana Souza Dias de Oliveira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-10T06:58:31Z | - |
dc.date.available | 2019-08-10T06:58:31Z | - |
dc.date.issued | 2015-05-09 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AEGMWP | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem por objetivo identificar e analisar as práticas de letramento literário desenvolvidas pelas professoras das turmas de 0 a 2 anos da Escola Municipal Maria da Glória Lommez, bem como suas concepções sobre literatura infantil e as dificuldades encontradas pelas mesmas na realização de trabalhos que envolvam a literatura e os bebês. Para tanto, foram utilizadas observações participantes e questionários como procedimentos metodológicos. Os conceitos de letramento, letramento literário, literatura infantil e leitura para bebês serviram de base para fundamentar a análise e interpretação dos dados coletados. Ao avaliar os resultados obtidos que indicavam que, embora as professoras considerassem importante o contato com o livro desde a mais tenra idade, seja através de contação de histórias, leitura ou mesmo no manuseio, na prática, tais atividades não faziam parte da rotina diária, foi proposto um Plano de ação para promover mudanças nas práticas de letramento literário da escola. A bebeteca, que foi uma das ações do plano de intervenção, serviu de cenário para que os bebês pudessem ouvir histórias, manusear livros e participar de atividades que colaboram com a formação do pequeno leitor. Concluiu-se que a interação criança-livro, mediada pelo professor, exige planejamento e intencionalidade pedagógica e que para formar leitores literários é necessário que antes o professor também o seja. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Leitura para bebês | pt_BR |
dc.subject | Letramento Literário | pt_BR |
dc.subject | Literatura Infantil | pt_BR |
dc.subject.other | Leitura Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Professores de ensino fundamental Formação | pt_BR |
dc.subject.other | Letramento | pt_BR |
dc.subject.other | Literatura infanto-juvenil Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Letramento literário na educação infantil: o professor mediador da interação criança-livro | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
adriana_souza_dias_de_oliveira.pdf | 1.32 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.