Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AEHR69
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Maria Carolina da Silvapt_BR
dc.contributor.referee1Livia Maria Fraga Vieirapt_BR
dc.creatorEdilene Aparecida Olimpiopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-09T15:46:51Z-
dc.date.available2019-08-09T15:46:51Z-
dc.date.issued2015-05-09pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-AEHR69-
dc.description.resumoO presente trabalho tem a finalidade de apresentar como pode ser realizado um trabalho direcionado à tecnologia com as crianças pequenas, visando, posteriormente, a sua contribuição durante o processo de alfabetização. Nessa abordagem, alguns instrumentos acessíveis ao uso infantil foram indicados, assim, seu vínculo com as diferentes linguagens, tais como: a oralidade, a escrita, o pensamento lógico, dentre outros. Essa abordagem ainda é complementada com as análises das respostas das professoras da Unidade Municipal de Educação Infantil de Belo Horizonte UMEI Heliópolis, acerca do uso que fazem da tecnologia digital em sua prática. Com embasamento teórico nas pesquisam sobre as tecnologias na educação, como por exemplo: Carla Coscarelli, Pierre Lévy, Paula Sibilia, as Proposições Curriculares para Educação Infantil de Belo Horizonte e Mídias no Universo Infantil da Secretaria Municipal de São Paulo, dentre outros, foram elaboradas atividades que proporcionassem às crianças pequenas o desenvolvimento no processo de alfabetização de uma foram bem agradável, explorando as novas formas de aprender por meio do uso da linguagem digital. O retorno das crianças foi significativo, principalmente porque durante a realização das atividades não foram retirados delas o poder da infância, permitindo que o mundo de faz-de-conta estivesse presente em todo o tempo.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectInstrumentos Midiáticospt_BR
dc.subject.otherTecnologia educacional pt_BR
dc.subject.otherProfessores de ensino fundamental Formação pt_BR
dc.subject.otherInovações educacionais pt_BR
dc.subject.otherEnsino Meios auxiliares pt_BR
dc.titleA linguagem digital como um recurso no processo de alfabetização na educação infantilpt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
edilene_aparecida_olimpio.pdf943.87 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.