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http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AELKE8
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Sandro Vinicius Sales dos Santos | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Tania Aretuza Ambrizi Gebara | pt_BR |
dc.creator | Edna Faustina Limas | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-14T03:44:10Z | - |
dc.date.available | 2019-08-14T03:44:10Z | - |
dc.date.issued | 2015-05-09 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AELKE8 | - |
dc.description.resumo | A presente monografia buscou analisar as contribuições do Letramento Matemático para o ensino da Linguagem Matemática na Educação Infantil. Essa prática social de uso da linguagem matemática se torna relevante no âmbito deste nível de ensino, pois na maioria das vezes, essa linguagem é abordada de modo mecânico e sem nenhuma ligação com o cotidiano das crianças. Do ponto de vista teórico a pesquisa se fundamenta na conceituação contemporânea de Educação Infantil (CURY, 1998; SILVA e VIEIRA, 2008, dentre outros), além dos conceitos de Matemática na Educação Infantil (SMOLE, 2000, dentre outros); Letramento Matemático (FONSECA, 2004, dentre outros) e; Conceito de Número (KAMII, 1995). Desse modo, o objetivo principal deste estudo foi analisar como as atividades entendidas como potencialmente relevantes para o aumento do letramento matemático contribuem para que a criança construa a noção de número, que é um dos temas mais complexos da matemática na Educação Infantil. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa se configura como um estudo qualitativo (MINAYO, 1994); no qual foram utilizados como instrumentos de produção de dados: análise documental; registros audiovisuais e notas em caderno de campo. A investigação possibilitou perceber que o conhecimento matemático está presente em inúmeras situações do cotidiano escolar das crianças e também a importância e a necessidade do trabalho com Letramento Matemático ser desenvolvido de forma lúdica e com base em materiais concretos. E que, embora se trate de crianças muito novas (3-4 anos) elas já haviam iniciado a construção do conceito de número o que é um processo contínuo e que não pode ser interrompido | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Conceito de número | pt_BR |
dc.subject | Letramento matemático | pt_BR |
dc.subject.other | Matemática (Ensino fundamental) Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Professores de ensino fundamental Formação | pt_BR |
dc.title | Letramento matemático na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
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