Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AELKE8
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Sandro Vinicius Sales dos Santospt_BR
dc.contributor.referee1Tania Aretuza Ambrizi Gebarapt_BR
dc.creatorEdna Faustina Limaspt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T03:44:10Z-
dc.date.available2019-08-14T03:44:10Z-
dc.date.issued2015-05-09pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-AELKE8-
dc.description.resumoA presente monografia buscou analisar as contribuições do Letramento Matemático para o ensino da Linguagem Matemática na Educação Infantil. Essa prática social de uso da linguagem matemática se torna relevante no âmbito deste nível de ensino, pois na maioria das vezes, essa linguagem é abordada de modo mecânico e sem nenhuma ligação com o cotidiano das crianças. Do ponto de vista teórico a pesquisa se fundamenta na conceituação contemporânea de Educação Infantil (CURY, 1998; SILVA e VIEIRA, 2008, dentre outros), além dos conceitos de Matemática na Educação Infantil (SMOLE, 2000, dentre outros); Letramento Matemático (FONSECA, 2004, dentre outros) e; Conceito de Número (KAMII, 1995). Desse modo, o objetivo principal deste estudo foi analisar como as atividades entendidas como potencialmente relevantes para o aumento do letramento matemático contribuem para que a criança construa a noção de número, que é um dos temas mais complexos da matemática na Educação Infantil. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa se configura como um estudo qualitativo (MINAYO, 1994); no qual foram utilizados como instrumentos de produção de dados: análise documental; registros audiovisuais e notas em caderno de campo. A investigação possibilitou perceber que o conhecimento matemático está presente em inúmeras situações do cotidiano escolar das crianças e também a importância e a necessidade do trabalho com Letramento Matemático ser desenvolvido de forma lúdica e com base em materiais concretos. E que, embora se trate de crianças muito novas (3-4 anos) elas já haviam iniciado a construção do conceito de número o que é um processo contínuo e que não pode ser interrompidopt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectConceito de númeropt_BR
dc.subjectLetramento matemáticopt_BR
dc.subject.otherMatemática (Ensino fundamental) Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherProfessores de ensino fundamental Formaçãopt_BR
dc.titleLetramento matemático na educação infantilpt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
edna_faustina_limas.pdf875.43 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.