Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AELLAY
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Claudio Emanuel dos Santos | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Vitoria Regia Izau | pt_BR |
dc.creator | Ester Moreira de Souza | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-09T20:31:47Z | - |
dc.date.available | 2019-08-09T20:31:47Z | - |
dc.date.issued | 2015-05-09 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AELLAY | - |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo investigar quais as estratégias utilizadas por professoras que trabalham com crianças de um ano de idade para o desenvolvimento da temática Relações Étnico-Raciais na educação infantil. Um dos fatores determinantes na escolha da temática foi a implementação da Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que em seu artigo 26-A ordenou a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira nas instituições de ensino fundamental e médio. Sendo a educação infantil primeira etapa da educação básica, faz-se necessário o desenvolvimento desta temática em seu cotidiano. A abordagem qualitativa foi escolhida como uma das principais ferramentas a ser utilizada. Através de entrevista e questionário buscou-se obter dados para as análises. Conclui-se que as entrevistadas compreendem a necessidade de se desenvolver a temática na sala de aula, porém, muitas consideram um desafio realizar tal tarefa com crianças de um ano de idade | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Étnico-racial | pt_BR |
dc.subject | Professora | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject.other | Professores de ensino fundamental Formação | pt_BR |
dc.subject.other | Multiculturalismo Estudo e ensino (Ensino fundamental) | pt_BR |
dc.subject.other | Educação Relações de gênero | pt_BR |
dc.subject.other | Educação Relações etnicas | pt_BR |
dc.title | Educação infantil e as relações étnico-raciais: estratégias utilizadas pelas professoras que trabalham com crianças de um ano de idade para o desenvolvimento da temática | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ester_moreira_de_souza.pdf | 2.72 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.