Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AELLAY
Type: Monografias de Especialização
Title: Educação infantil e as relações étnico-raciais: estratégias utilizadas pelas professoras que trabalham com crianças de um ano de idade para o desenvolvimento da temática
Authors: Ester Moreira de Souza
First Advisor: Claudio Emanuel dos Santos
First Referee: Vitoria Regia Izau
Abstract: Este trabalho tem como objetivo investigar quais as estratégias utilizadas por professoras que trabalham com crianças de um ano de idade para o desenvolvimento da temática Relações Étnico-Raciais na educação infantil. Um dos fatores determinantes na escolha da temática foi a implementação da Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que em seu artigo 26-A ordenou a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira nas instituições de ensino fundamental e médio. Sendo a educação infantil primeira etapa da educação básica, faz-se necessário o desenvolvimento desta temática em seu cotidiano. A abordagem qualitativa foi escolhida como uma das principais ferramentas a ser utilizada. Através de entrevista e questionário buscou-se obter dados para as análises. Conclui-se que as entrevistadas compreendem a necessidade de se desenvolver a temática na sala de aula, porém, muitas consideram um desafio realizar tal tarefa com crianças de um ano de idade
Subject: Professores de ensino fundamental Formação 
Multiculturalismo Estudo e ensino (Ensino fundamental) 
Educação Relações de gênero 
Educação Relações etnicas 
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AELLAY
Issue Date: 9-May-2015
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ester_moreira_de_souza.pdf2.72 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.