Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AELM47
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | Brincadeiras e linguagem escrita com crianças de três anos da educação infantil |
Autor(es): | Flavia Cristina Muscardi Muniz Assunção |
primer Tutor: | Maria Carolina da Silva |
primer miembro del tribunal : | Livia Maria Fraga Vieira |
Resumen: | O presente estudo teve como objetivo analisar as práticas possíveis para que a professora possa inserir as crianças de 3 anos na cultura escrita, no cotidiano escolar da Educação Infantil, estimulando a curiosidade, a postura investigativa da criança, possibilitando o estabelecimento de relações do conhecimento da linguagem escrita que já adquiriram na sociedade com a escolar, partindo do interesse das crianças, através do brincar. Foi desenvolvido e realizado um plano de ação, com as crianças de três anos, da turma do Cata-vento, da Escola Municipal Maria Sales Ferreira, tendo como ponto de partida o projeto institucional: Brinquedos e brincadeiras no Brasil aproveitando o interesse delas pelas brincadeiras e pelos brinquedos para trabalhar a linguagem escrita. Através dele pude proporcionar às crianças a valorização da leitura como fonte de prazer e entretenimento, desenvolver a curiosidade pela linguagem escrita através do brincar, proporcionando a observação e manuseio de materiais impressos variados e incentivando-os na participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita. A pesquisa foi feita fundamentando-me nos estudos de autores como: Ferreiro e Teberosky, que nos mostram como desde muito cedo, a criança se interessa pelo funcionamento da linguagem escrita, formulando hipóteses para explicar o funcionamento desse sistema; Brandão e Leal que nos afirma como é importante garantir na educação infantil situações diversificadas em que as crianças tenham contato com a escrita, mas não se esquecendo de que nesta etapa da vida a brincadeira constitui-se atividade central do cotidiano infantil; Baptista que nos ensina que o trabalho com a linguagem escrita na educação infantil deve ser realizado por meio de estratégias de aprendizagem que respeitem as características da infância; entre outros. |
Asunto: | Professores de ensino fundamental Formação Educação de crianças Escrita (ensino de primeiro grau) estudo e ensino |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AELM47 |
Fecha del documento: | 9-may-2015 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
fl_via_cristina_muscardi_muniz_assun__o.pdf | 1.37 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.