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Tipo: Monografias de Especialização
Título: Brincadeiras e linguagem escrita com crianças de três anos da educação infantil
Autor(es): Flavia Cristina Muscardi Muniz Assunção
primer Tutor: Maria Carolina da Silva
primer miembro del tribunal : Livia Maria Fraga Vieira
Resumen: O presente estudo teve como objetivo analisar as práticas possíveis para que a professora possa inserir as crianças de 3 anos na cultura escrita, no cotidiano escolar da Educação Infantil, estimulando a curiosidade, a postura investigativa da criança, possibilitando o estabelecimento de relações do conhecimento da linguagem escrita que já adquiriram na sociedade com a escolar, partindo do interesse das crianças, através do brincar. Foi desenvolvido e realizado um plano de ação, com as crianças de três anos, da turma do Cata-vento, da Escola Municipal Maria Sales Ferreira, tendo como ponto de partida o projeto institucional: Brinquedos e brincadeiras no Brasil aproveitando o interesse delas pelas brincadeiras e pelos brinquedos para trabalhar a linguagem escrita. Através dele pude proporcionar às crianças a valorização da leitura como fonte de prazer e entretenimento, desenvolver a curiosidade pela linguagem escrita através do brincar, proporcionando a observação e manuseio de materiais impressos variados e incentivando-os na participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita. A pesquisa foi feita fundamentando-me nos estudos de autores como: Ferreiro e Teberosky, que nos mostram como desde muito cedo, a criança se interessa pelo funcionamento da linguagem escrita, formulando hipóteses para explicar o funcionamento desse sistema; Brandão e Leal que nos afirma como é importante garantir na educação infantil situações diversificadas em que as crianças tenham contato com a escrita, mas não se esquecendo de que nesta etapa da vida a brincadeira constitui-se atividade central do cotidiano infantil; Baptista que nos ensina que o trabalho com a linguagem escrita na educação infantil deve ser realizado por meio de estratégias de aprendizagem que respeitem as características da infância; entre outros.
Asunto: Professores de ensino fundamental Formação 
Educação de crianças
Escrita (ensino de primeiro grau) estudo e ensino 
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AELM47
Fecha del documento: 9-may-2015
Aparece en las colecciones:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

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