Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AELM47
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dc.contributor.advisor1Maria Carolina da Silvapt_BR
dc.contributor.referee1Livia Maria Fraga Vieirapt_BR
dc.creatorFlavia Cristina Muscardi Muniz Assunçãopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-09T15:59:33Z-
dc.date.available2019-08-09T15:59:33Z-
dc.date.issued2015-05-09pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-AELM47-
dc.description.resumoO presente estudo teve como objetivo analisar as práticas possíveis para que a professora possa inserir as crianças de 3 anos na cultura escrita, no cotidiano escolar da Educação Infantil, estimulando a curiosidade, a postura investigativa da criança, possibilitando o estabelecimento de relações do conhecimento da linguagem escrita que já adquiriram na sociedade com a escolar, partindo do interesse das crianças, através do brincar. Foi desenvolvido e realizado um plano de ação, com as crianças de três anos, da turma do Cata-vento, da Escola Municipal Maria Sales Ferreira, tendo como ponto de partida o projeto institucional: Brinquedos e brincadeiras no Brasil aproveitando o interesse delas pelas brincadeiras e pelos brinquedos para trabalhar a linguagem escrita. Através dele pude proporcionar às crianças a valorização da leitura como fonte de prazer e entretenimento, desenvolver a curiosidade pela linguagem escrita através do brincar, proporcionando a observação e manuseio de materiais impressos variados e incentivando-os na participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita. A pesquisa foi feita fundamentando-me nos estudos de autores como: Ferreiro e Teberosky, que nos mostram como desde muito cedo, a criança se interessa pelo funcionamento da linguagem escrita, formulando hipóteses para explicar o funcionamento desse sistema; Brandão e Leal que nos afirma como é importante garantir na educação infantil situações diversificadas em que as crianças tenham contato com a escrita, mas não se esquecendo de que nesta etapa da vida a brincadeira constitui-se atividade central do cotidiano infantil; Baptista que nos ensina que o trabalho com a linguagem escrita na educação infantil deve ser realizado por meio de estratégias de aprendizagem que respeitem as características da infância; entre outros.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectCultura escrita e brincadeirapt_BR
dc.subject.otherProfessores de ensino fundamental Formação pt_BR
dc.subject.otherEducação de criançaspt_BR
dc.subject.otherEscrita (ensino de primeiro grau) estudo e ensino pt_BR
dc.titleBrincadeiras e linguagem escrita com crianças de três anos da educação infantilpt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

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