Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AELQ3M
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Maria Carolina da Silvapt_BR
dc.contributor.referee1Livia Maria Fraga Vieirapt_BR
dc.creatorKátia Renata dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T15:07:56Z-
dc.date.available2019-08-13T15:07:56Z-
dc.date.issued2015-05-09pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-AELQ3M-
dc.description.resumoO trabalho desenvolvido traz reflexões sobre o currículo enquanto orientador do trabalho pedagógico na instituição de Educação Infantil Umei Juliana, da rede pública municipal da região norte de Belo Horizonte. Ao considerar que o currículo não se limita a uma seleção de conteúdos do que se deve trabalhar, a reflexão que se faz nesta pesquisa busca ampliar seu conceito a partir de uma visão mais crítica apontada por alguns autores como: Bujes (2001), Barbosa (2002) Kramer (2002), Moreira; Silva (2002), Sacristan (2010). Nesta pesquisa são apresentadas algumas definições de currículo e como este foi assumindo um papel de extrema relevância na educação infantil. No desenvolvimento do estudo foi aplicado um questionário para algumas professoras da instituição, com o intuito de analisar o papel que elas atribuem ao currículo e averiguar de que forma são conduzidas suas práticas sem um documento norteador, já que na instituição pesquisada não existe um currículo escrito. Os resultados da pesquisa são apresentados através das reflexões sobre a importância do currículo enquanto orientador das práticas educativas, mas, sobretudo como um instrumento pelo qual se constrói a identidade da escola. Com base nos resultados dos questionários, foi realizada uma reunião pedagógica que teve como objetivo apresentar essa concepção de currículo, visando o início de um processo de construção do currículo na UMEI Juliana.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectPráticas Pedagógicaspt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subject.otherProfessores de ensino fundamental Formação pt_BR
dc.subject.otherPlanejamento educacionalpt_BR
dc.subject.otherCurrículos Avaliação pt_BR
dc.titleA importância do currículo enquanto orientador do trabalho pedagógico na educação infantilpt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
k_tia_renata_dos_santos.pdf570.82 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.