Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AEMQJH
Tipo: Monografias de Especialização
Título: O trabalho com as múltiplas linguagens por meio da natureza na educação infantil
Autor(es): Vanda Aparecida dos Reis
primer Tutor: Maria Carolina da Silva
primer miembro del tribunal : Livia Maria Fraga Vieira
Resumen: Quando criança tive a oportunidade de conviver em meio à natureza. Hoje as crianças das grandes cidades como Belo Horizonte vivem em um ambiente cercado de casas, muros, asfaltos e comércio. A aproximação com a natureza é de fundamental importância no dia-a-dia da criança na educação infantil. Por isso é objetivo geral deste trabalho analisar as possibilidades e limitações de utilizar a natureza para trabalhar com as múltiplas linguagens na educação infantil. Nele, foi proposta uma pesquisa qualitativa que usou como instrumentos entrevistas, observação, registro através de fotos e o trabalho com as linguagens por meio da natureza. Desloquei-me para a UMEI Lagoa e apliquei um projeto de intervenção onde realizei o trabalho com as múltiplas linguagens por meio da natureza. Sendo elas as linguagens matemática, corpo e movimento, música, digital, plástica, escrita e oral. Trabalhei com a concepção de linguagem como expressão do pensamento, instrumento de comunicação e forma de interação. Além disso, minha concepção de natureza é tudo que nos rodeia e que não foi criado pelo homem. Como sol, mar, céu, nuvens, terra, plantas, animais, vento, incluindo o homem como parte desse universo e de infância foi a seguinte: independentemente de sua origem, de sua cultura e do meio social em que vive a criança possui direitos que são iguais para todas, como: brincar, cuidados, vivenciar a natureza, expressar suas ideias, ter opiniões próprias. Após o desenvolvimento do meu plano de ação a conclusão a que cheguei é de que se as crianças são seres da natureza e estão vivenciando a aprendizagem utilizando seu corpo juntamente com outros elementos da natureza, elas se sentem inseridas no processo, passando a compreender as linguagens trabalhadas. A natureza então deixa de ser apenas uma paisagem ao nosso redor para ser um recurso pedagógico.
Asunto: Professores de ensino fundamental Formação 
Educação de crianças
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AEMQJH
Fecha del documento: 9-may-2015
Aparece en las colecciones:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
vanda_aparecida_dos_reis.pdf1.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.