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http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AEMQJH
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Maria Carolina da Silva | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Livia Maria Fraga Vieira | pt_BR |
dc.creator | Vanda Aparecida dos Reis | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-09T22:46:34Z | - |
dc.date.available | 2019-08-09T22:46:34Z | - |
dc.date.issued | 2015-05-09 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AEMQJH | - |
dc.description.resumo | Quando criança tive a oportunidade de conviver em meio à natureza. Hoje as crianças das grandes cidades como Belo Horizonte vivem em um ambiente cercado de casas, muros, asfaltos e comércio. A aproximação com a natureza é de fundamental importância no dia-a-dia da criança na educação infantil. Por isso é objetivo geral deste trabalho analisar as possibilidades e limitações de utilizar a natureza para trabalhar com as múltiplas linguagens na educação infantil. Nele, foi proposta uma pesquisa qualitativa que usou como instrumentos entrevistas, observação, registro através de fotos e o trabalho com as linguagens por meio da natureza. Desloquei-me para a UMEI Lagoa e apliquei um projeto de intervenção onde realizei o trabalho com as múltiplas linguagens por meio da natureza. Sendo elas as linguagens matemática, corpo e movimento, música, digital, plástica, escrita e oral. Trabalhei com a concepção de linguagem como expressão do pensamento, instrumento de comunicação e forma de interação. Além disso, minha concepção de natureza é tudo que nos rodeia e que não foi criado pelo homem. Como sol, mar, céu, nuvens, terra, plantas, animais, vento, incluindo o homem como parte desse universo e de infância foi a seguinte: independentemente de sua origem, de sua cultura e do meio social em que vive a criança possui direitos que são iguais para todas, como: brincar, cuidados, vivenciar a natureza, expressar suas ideias, ter opiniões próprias. Após o desenvolvimento do meu plano de ação a conclusão a que cheguei é de que se as crianças são seres da natureza e estão vivenciando a aprendizagem utilizando seu corpo juntamente com outros elementos da natureza, elas se sentem inseridas no processo, passando a compreender as linguagens trabalhadas. A natureza então deixa de ser apenas uma paisagem ao nosso redor para ser um recurso pedagógico. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Múltiplas linguagens | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Natureza | pt_BR |
dc.subject.other | Professores de ensino fundamental Formação | pt_BR |
dc.subject.other | Educação de crianças | pt_BR |
dc.title | O trabalho com as múltiplas linguagens por meio da natureza na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
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