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dc.contributor.advisor1Juan Carlos Campos Rubiopt_BR
dc.contributor.referee1Juan Carlos Horta Gutierrezpt_BR
dc.contributor.referee2Paulo Eustaquio de Fariapt_BR
dc.creatorRodrigo Cardoso de Menezespt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T13:56:09Z-
dc.date.available2019-08-14T13:56:09Z-
dc.date.issued2016-08-30pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-AFDP3W-
dc.description.abstractThis study aims to evaluate the performance of a vehicle brake system, through the analysis of wear and coefficient of friction due to the contact pressure, the slip speed and temperature. For this purpose, assays were performed by applying two different methodologies, the methodlogy of Krauss and the Makrahys methodology. During the tests were monitored braking force, temperature and wear of the brake pads. Another objective was to make improvements on the brake test bench that addressed resources to contribute and facilitate the operation of the equipment, and improve the quality of data. The test results show that coefficient of friction decreases with increasing slip velocity or contact pressure. With respect to temperature, it was possible to observe an increase of the friction coefficient with the growth temperature to a maximum value, which occurred at the beginning of the fade temperature, from which the friction coefficient decreases. It was also observed the influence of contact pressure on the fade effect temperature. With regard to wear of the pads, an exponential increase caused by the increase in the slip speed and / or the contact pressure was observed. Therefore the results found on this study are similar to those found on the literature, and the brake test bench was qualitatively validated.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo avaliar o desempenho de um sistema de freio veicular, por meio da analise do desgaste e do coeficiente de atrito em função da pressão de contato, da velocidade de escorregamento e da temperatura. Para isso, foram executados ensaios experimentais aplicando duas metodologias diferentes, a metodologia de Krauss e a metodologia de Makrahy. Durante os ensaios, foram monitoradas a força de frenagem, a temperatura e o desgaste das pastilhas de freio. Outro objetivo foi realizar melhorias no banco de ensaio de freio que contemplassem recursos para contribuir e facilitar a operacionalidade do equipamento, além de melhorar a qualidade dos dados. Os resultados dos ensaios mostram que o coeficiente de atrito diminui com o aumento da velocidade de escorregamento ou da pressão de contato. Com relação à temperatura, foi possível observar o aumento do coeficiente de atrito com o crescimento da temperatura até um valor máximo, que ocorreu na temperatura de início do fade, a partir da qual o coeficiente de atrito decresce. Também foi observado que a pressão de contado reduz a temperatura de início do efeito fade. Com relação ao desgaste das pastilhas, foi observado um aumento exponencial provocado pelo aumento na velocidade de escorregamento e/ou na pressão de contato. Portanto, os resultados produzindos neste estudo são semelhantes aos encontrados na literatura e o banco de ensaio de freios foi considerado validado qualitativamente.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesgastept_BR
dc.subjectDesempenho de freiopt_BR
dc.subjectCoeficiente de atritopt_BR
dc.subjectBanco de ensaio de freiospt_BR
dc.subject.otherFricçãopt_BR
dc.subject.otherDesgaste mecânicopt_BR
dc.subject.otherEngenharia de produçãopt_BR
dc.subject.otherFreios Desempenhopt_BR
dc.titleAvaliação da influência da pressão de contato, da velocidade de escorregamento e da temperatura no desgaste e coeficiente de atrito do par pastilha-disco de um mecanismo de freio veicularpt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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