Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AGSGHF
Tipo: Monografias de Especialização
Título: O Ensino por Investigação como estratégia de ensino da temática sexualidade para adolescentes de uma unidade de internação socioeducativa
Autor(es): Jaqueline Assis Carvalho
Primeiro Orientador: Maria Luiza Rodrigues da Costa Neves
Resumo: Este trabalho apresenta os resultados da elaboração e desenvolvimento de uma sequência didática que contemplou, como estratégia de ensino e aprendizagem, o Ensino de Ciências por Investigação. A sequência se orienta pela temática da sexualidade, nela procurou-se buscar dos estudantes de 6º e 9º anos, de uma unidadesocioeducativa, do Estado de Minas Gerais, seus conhecimentos acerca do tema, como intuito de identificar suas concepções, para que, a partir daí, pudéssemos incorporar e construir novos conhecimentos científicos, contribuindo, assim, para uma atuação mais reflexiva e uma visão mais abrangente e saudável sobre o tema proposto. Neste sentido, a sequência didática procurou responder aos questionamentos relativos à sexualidade, no que se refere às distinções do corpo do homem e da mulher, bem como a elucidar a dinâmica dos afetos. Para isso apresentamos, então, o processo educacional em unidades socioeducativas de internação. Mostramos como a educação é compreendida como um direito a ser assegurado a adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação. Fundamentamos ainda, a importância de se assumir o Ensino de Ciências por Investigação, como estratégia ousada e eficiente no processo de ensino e aprendizagem. A partir de fundamentação teórica, debruçamo-nos sobre o tema da sexualidade, mostrando-a como algo essencial na constituição da identidade dos sujeitos. Ao final do trabalho, apresentamos os resultados e discussões referentes à sequência didática desenvolvida como os estudantes supracitados, mostrando como o Ensino de Ciências por investigação corroborou para que eles pudessem refletir sobre suas atitudes diante da vida, assumindo posturas responsáveis.
Assunto: Professores de ciências Formação 
Ciências (Ensino fundamental) Estudo e ensino 
Educação sexual
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AGSGHF
Data do documento: 2-Jul-2016
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
monografia_final_para_impress_o.pdf2.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.