Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AGSGHF
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Maria Luiza Rodrigues da Costa Nevespt_BR
dc.creatorJaqueline Assis Carvalhopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T15:12:34Z-
dc.date.available2019-08-10T15:12:34Z-
dc.date.issued2016-07-02pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-AGSGHF-
dc.description.resumoEste trabalho apresenta os resultados da elaboração e desenvolvimento de uma sequência didática que contemplou, como estratégia de ensino e aprendizagem, o Ensino de Ciências por Investigação. A sequência se orienta pela temática da sexualidade, nela procurou-se buscar dos estudantes de 6º e 9º anos, de uma unidadesocioeducativa, do Estado de Minas Gerais, seus conhecimentos acerca do tema, como intuito de identificar suas concepções, para que, a partir daí, pudéssemos incorporar e construir novos conhecimentos científicos, contribuindo, assim, para uma atuação mais reflexiva e uma visão mais abrangente e saudável sobre o tema proposto. Neste sentido, a sequência didática procurou responder aos questionamentos relativos à sexualidade, no que se refere às distinções do corpo do homem e da mulher, bem como a elucidar a dinâmica dos afetos. Para isso apresentamos, então, o processo educacional em unidades socioeducativas de internação. Mostramos como a educação é compreendida como um direito a ser assegurado a adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação. Fundamentamos ainda, a importância de se assumir o Ensino de Ciências por Investigação, como estratégia ousada e eficiente no processo de ensino e aprendizagem. A partir de fundamentação teórica, debruçamo-nos sobre o tema da sexualidade, mostrando-a como algo essencial na constituição da identidade dos sujeitos. Ao final do trabalho, apresentamos os resultados e discussões referentes à sequência didática desenvolvida como os estudantes supracitados, mostrando como o Ensino de Ciências por investigação corroborou para que eles pudessem refletir sobre suas atitudes diante da vida, assumindo posturas responsáveis.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectSocioeducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino por investigaçãopt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subject.otherProfessores de ciências Formação pt_BR
dc.subject.otherCiências (Ensino fundamental) Estudo e ensino pt_BR
dc.subject.otherEducação sexualpt_BR
dc.titleO Ensino por Investigação como estratégia de ensino da temática sexualidade para adolescentes de uma unidade de internação socioeducativapt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_final_para_impress_o.pdf2.18 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.