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http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AGSGHF
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Maria Luiza Rodrigues da Costa Neves | pt_BR |
dc.creator | Jaqueline Assis Carvalho | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-10T15:12:34Z | - |
dc.date.available | 2019-08-10T15:12:34Z | - |
dc.date.issued | 2016-07-02 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AGSGHF | - |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta os resultados da elaboração e desenvolvimento de uma sequência didática que contemplou, como estratégia de ensino e aprendizagem, o Ensino de Ciências por Investigação. A sequência se orienta pela temática da sexualidade, nela procurou-se buscar dos estudantes de 6º e 9º anos, de uma unidadesocioeducativa, do Estado de Minas Gerais, seus conhecimentos acerca do tema, como intuito de identificar suas concepções, para que, a partir daí, pudéssemos incorporar e construir novos conhecimentos científicos, contribuindo, assim, para uma atuação mais reflexiva e uma visão mais abrangente e saudável sobre o tema proposto. Neste sentido, a sequência didática procurou responder aos questionamentos relativos à sexualidade, no que se refere às distinções do corpo do homem e da mulher, bem como a elucidar a dinâmica dos afetos. Para isso apresentamos, então, o processo educacional em unidades socioeducativas de internação. Mostramos como a educação é compreendida como um direito a ser assegurado a adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação. Fundamentamos ainda, a importância de se assumir o Ensino de Ciências por Investigação, como estratégia ousada e eficiente no processo de ensino e aprendizagem. A partir de fundamentação teórica, debruçamo-nos sobre o tema da sexualidade, mostrando-a como algo essencial na constituição da identidade dos sujeitos. Ao final do trabalho, apresentamos os resultados e discussões referentes à sequência didática desenvolvida como os estudantes supracitados, mostrando como o Ensino de Ciências por investigação corroborou para que eles pudessem refletir sobre suas atitudes diante da vida, assumindo posturas responsáveis. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
dc.subject | Socioeducação | pt_BR |
dc.subject | Ensino por investigação | pt_BR |
dc.subject | Sexualidade | pt_BR |
dc.subject.other | Professores de ciências Formação | pt_BR |
dc.subject.other | Ciências (Ensino fundamental) Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Educação sexual | pt_BR |
dc.title | O Ensino por Investigação como estratégia de ensino da temática sexualidade para adolescentes de uma unidade de internação socioeducativa | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD |
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