Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AGSH9B
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Santer Alvares de Matospt_BR
dc.creatorRaquel Viana Raadpt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T02:40:35Z-
dc.date.available2019-08-14T02:40:35Z-
dc.date.issued2016-06-20pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-AGSH9B-
dc.description.resumoO Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é hoje uma das principais avaliações no cenário da educação brasileira e pode ser entendido como um regulador da qualidade da educação básica. Em 2009 surge o chamado novo ENEM que passou por reestruturações, aumentando muito o número de inscritos e influenciando no planejamento pedagógico. Os documentos oficinais do ENEM mostram que esse exame se baseia nos conceitos de competências e habilidades, prezando, entre outras coisas, pelas interdisciplinaridade, contextualização e situações-problemas. Portanto, a concepção teórica do ENEM vai de encontro com uma abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). A abordagem CTS busca discutir a Ciência, Tecnologia e Sociedade e compreender de que modo elas se relacionam, rompendo com a ideia da ciência neutra e tecnocrática e indo de encontro ao debate, o que é essencial para formação de um cidadão ativo e participativo. Neste sentido, buscamos identificar, categorizar e analisar a abordagem CTS expressa nas questões de Biologia do ENEM de 2009 a 2014. Seguindo a metodologia de Bardin e utilizando-se seis categorias e suas subcategorias as questões foram classificadas e analisadas. Concluímos que o ENEM representa um avanço em relação aos tradicionais vestibulares, mas que ainda são necessários modificações para que as suas questões se aproximem mais de uma abordagem CTS.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação em Ciênciaspt_BR
dc.subject.otherBiologia Estudo e ensino (Ensino fundamental) pt_BR
dc.subject.otherAprendizagem experimentalpt_BR
dc.subject.otherProfessores de ciências Formação pt_BR
dc.subject.otherCiências (Ensino fundamental) Estudo e ensino pt_BR
dc.titleLevantamento e análise da abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade nas questões de Biologia do ENEM de 2009 a 2014pt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_raquel_viana_raad.pdf1.57 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.